De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Metropolitana de São Paulo apresentou um aumento no número de matrículas em 2008 em instituições de ensino superior (IES) privadas de 4,9% (em 2007, a região apresentava 663.016 alunos matriculados no ensino superior da região e, em 2008, registrou 695.740 alunos). A taxa é maior se comparada com o crescimento de instituições públicas que contabilizou um crescimento de apenas 2,16%. Outro dado importante apontado pelo Semesp na região é a evasão. São Paulo apresentou uma elevação recorde desde 2000, quando a pesquisa passou a ser realizada. Entre os anos de 2007 e 2008, o índice passou de 20,21% para 24,21%, maior que a taxa do Estado (21,10%).

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na sexta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta terça-feira, dias 18 de maio, no Hotel Quality Suítes Imperial Hall, em São Paulo.

Segundo o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, o crescimento da oferta de vagas, a queda dos valores das mensalidades e a inclusão das classes C e D na educação superior explicam o cenário de 2008. “A medida que cresce à oferta de vagas do setor privado, a mensalidade média cai também para a inclusão das classes C e D com menor poder aquisitivo. Mesmo com os programas de financiamento estudantil, a falta de uma política para manter esse aluno de baixa renda na universidade, além da dificuldade de acompanhamento que esse jovem encontra, provocada pela deficiência do ensino básico, são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento da evasão”, esclarece o educador.

Para o diretor executivo do Semesp e coordenador da pesquisa, Rodrigo Capelato, a evasão não acontece somente nas IES privadas. De acordo com Capelato, também nas instituições públicas a taxa é considerada alta. “Sabemos que 86% das matrículas do ensino superior da Região Metropolitana de São Paulo estão em instituições privadas. A taxa de evasão na casa dos 24% é, sem dúvida, alta. Mas também é registrada nas universidades públicas e, somente em 2008, chegou a 13%”, completa.

A pesquisa também apontou crescimentos importantes entre 2007 e 2008 e que mantiveram em crescimento o ensino superior privado da Capital. Além das matrículas, também cresceram o número de ingressantes (3,3%) e o de concluintes (10%).

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de São Paulo – composta por 39 cidades – foram: Administração (112.742), Direito (57.815) e Pedagogia (41.579), de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

São Paulo é a quarta cidade a receber a 6ª edição das Jornadas Regionais. O evento, que já passou por Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto, percorrerá ainda mais duas cidades do Estado: Campinas e Marília, levando conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

Serviço:

Jornada Regional de São Paulo

Data: 18 de maio

Horário: 9h00 às 13h00
Local: Hotel Quality Suítes Imperial Hall

Endereço: Rua da Consolação, 3.555, Jardins – São Paulo (SP)

Investimento: Associados do Semesp – gratuito

Não Associados – R$ 200,00 por palestra ou R$ 500,00 os dois dias de evento

Inscrições: (11) 2069-4416 ou [email protected]

Vagas limitadas

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Mais informações para a imprensa:

Kassandra Geromel / Ricardo Muza

Assessoria de Comunicação do SEMESP

Segmento Comunicação Integrada

(11) 2069-4419 / 3129-4232

Visite o nosso site www.segmentocomunicacao.com.br

Levantamento realizado pelo Semesp aponta que a Região Metropolitana de São Paulo registrou crescimento de 4,9% no número de matrículas em instituições de ensino superior privadas em 2008

No mesmo período, evasão dispara e chega a seu maior índice (24,21%)

Dados serão apresentados durante a Jornada Regional que será realizada na cidade nesta terça-feira (18 de maio)