O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp lançará na próxima sexta-feira (18) o novo portal do projeto multimídia Ligado na Facul, cujo objetivo é difundir entre os estudantes e suas famílias a importância de escolher a instituição de ensino superior a partir de critérios como qualidade de ensino, infraestrutura, credenciamento no MEC e ética, e orientar como descobrir se a instituição escolhida atende às suas exigências.

Voltado principalmente para os jovens de 16 a 24 anos, faixa etária considerada predominante no ingresso na vida universitária, além da orientação sobre os critérios de escolha da instituição de ensino, o novo portal (www.ligadonafacul.com.br) oferece acesso a entrevistas e blogs com depoimentos de quem vai prestar o vestibular, orientações sobre a escolha da carreira, notícias sobre o mercado de trabalho, reportagens sobre novas profissões, dicas de estágios, fóruns para debates, sugestões de sites úteis, além de vídeos de humor, games, quiz  e enquetes.

“O projeto Ligado na Facul foi a forma encontrada pelo Semesp para, não apenas incentivar e orientar a escolha dos jovens por instituições de ensino superior de qualidade, mas também estimular as próprias instituições a se enquadrarem nos critérios de escolha defendidos pelo projeto, passando a oferecer melhores condições de ensino através de uma conduta ética”, afirma o presidente da entidade, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo.

Para o diretor do Semesp responsável pelo projeto, Denis Marcelo Lacerda dos Santos, a entidade pretende que a disseminação dos critérios de escolha funcione como uma espécie de código de ética para as IES. “Com a disseminação desses critérios, os jovens estudantes e suas famílias poderão ter a exata noção do que é uma instituição de ensino de qualidade”, afirma Santos. Uma das práticas que o Semesp pretende desestimular é o chamado “tráfico de alunos”, sistema pelo qual os estudantes de uma IES são convidados a se transferir em massa para uma instituição concorrente, em troca de benefícios não oferecidos aos próprios alunos da instituição, e que geralmente não são mantidos após a transferência.

“Através das sete ‘dicas’ oferecidas no portal para escolha da faculdade, que incluem qualidade do ensino, tradição, localização, infraestrutura e preço, credenciamento no MEC, empregabilidade e atuação ética, queremos valorizar as instituições que melhor preparam para o mercado e oferecem mais chances de empregabilidade”, afirma o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Segundo ele, “além do tempo que o egresso leva para conseguir um emprego e da qualidade da instituição medida pela opinião dos empregadores, alguns outros indicadores também devem ser considerados, como o tempo que os alunos dedicam aos estudos, os critérios de seleção dos estudantes e os processos de acreditação que a IES solicita”.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado.

Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Mais informações para a imprensa:

Kassandra Geromel / Ricardo Muza

Assessoria de Comunicação do SEMESP

Segmento Comunicação Integrada

(11) 2069-4419 / 3129-4232

Visite o nosso site www.convergenciacom.net

Semesp lança na sexta-feira (18) o novo portal do Ligado na Facul, projeto que

difunde critérios para privilegiar a qualidade na escolha da instituição de ensino pelos estudantes e funciona como código de ética para o mercado educacional