O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular protocolaram hoje (22), em Brasília (DF), um requerimento ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Reynaldo Fernandes, solicitando o imediato cancelamento das provas do Enade, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que estão previstas para serem realizadas em todo o país no próximo dia 8 de novembro. Segundo representantes das duas entidades, a descoberta de cinco caixas com provas do Exame sem lacre de segurança durante uma blitz policial no Rio de Janeiro coloca sob suspeita o sigilo da prova e representa um risco para as instituições de ensino cuja avaliação é feita com base no Enade.

Diz o requerimento: “A falta de manifestação do MEC sobre as providências relativas a respeito de um fato tão grave, não só põe sob suspeita o sigilo da prova, como também representa um risco para os alunos das instituições de ensino (IES), considerando que estas serão avaliadas com base neste processo potencialmente viciado. Por reconhecer a importância do Enade, o Fórum requer que o Inep: reveja, com urgência, a estrutura montada para a elaboração e distribuição das provas do Enade – para não por em risco a credibilidade do exame – elabore outra prova e planeje a sua realização em outra data, após o estabelecimento de controle e segurança mais rigorosos para evitar situações que ocorreram também com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.

Assinam o documento Abib Cury, presidente da Anup; Paulo Cardim, presidente da Anaceu; Gabriel Mário Rodrigues, presidente da Abmes; José Diniz, presidente da Abrafi e Hermes Figueiredo, presidente do Semesp.

Representantes do Semesp e do Fórum que congrega as entidades do ensino superior particular colocam sob suspeita o sigilo da prova e protocolam requerimento solicitando o adiamento do exame.