De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de São José do Rio Preto manteve praticamente estável o total de matrículas realizadas em 2007 em instituições de ensino superior, com uma pequena queda de 1,17% (em 2006, a região apresentava 51.303 alunos matriculados no ensino superior da região e, em 2007, registrou 50.703). “Essa é uma tendência do ensino superior como um todo. O ritmo de crescimento diminuiu em todo o país devido à consolidação do setor ocorrida nos últimos quatro anos”, esclarece o presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo

 

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na quinta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de junho, no Hotel Plaza Inn Nacional, em São José do Rio Preto.

 

“Em 2006 houve um crescimento muito acentuado (20,48%) no ensino superior da região, que é predominantemente privado (82% das matrículas no ensino superior estão nas IES particulares). Por outro lado, em 2007, houve estagnação. Esse dado dá indícios de que o potencial de crescimento por meio de estudantes das classes A e B se esgotou na região. Assim como nos demais locais onde a estabilização do crescimento já ocorreu, as IES particulares dos municípios da região de São José do Rio Preto têm como desafio crescer por meio da inclusão estudantes pertencentes às classes C, D e até E”, explica Figueiredo.

 

Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, responsável pela pesquisa, o forte aumento da taxa de evasão (de 10,74% para 16,34%) nas instituições particulares também pode explicar a queda no crescimento do número de matrículas. “O crescimento acima do normal em 2006 pode explicar a taxa de evasão tão elevada em 2007. A concorrência mais acirrada gerou a oferta de mensalidades mais baixas, o que pode ter atraído estudantes com o sonho de cursar o ensino superior, mas sem condições acadêmicas e financeiras para se manter ao longo do curso”, afirma. Segundo a pesquisa, dos 41.391 alunos matriculados em 2007 no ensino superior particular da região, 6.762 (16,34%) deixaram suas IES. Apesar da elevação, o índice continua abaixo da média do Estado de São Paulo, que é de 19%.

 

“A queda no percentual de alunos ingressantes até 24 anos (-11,04%) é outra possível explicação para o aumento da evasão na região. Alunos mais velhos, que já tinham passado da idade adequada para o ensino superior, podem ter vislumbrado uma oportunidade de cursar a graduação, porém com muito mais dificuldade, o que leva ao abandono do curso”, conclui Capelato.

 

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de São José do Rio Preto – composta por 96 cidades – foram: Administração (5.793), Direito (3.999) e Enfermagem (3.158), de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

 

Neste ano, a Jornada Regional já aconteceu nas cidades de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Marília, Campinas, Santos e São Paulo. O encerramento das Jornadas Regionais 2009 será em São José do Rio Preto. O objetivo das Jornadas é levar conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

 

 

Região Administrativa de São José do Rio Preto registrou 50.703 alunos matriculados em instituições de ensino superior em 2007, com pequena variação comparada com o ano anterior, de acordo com pesquisa do Semesp