Oferecer a mantenedores e gestores de instituições de ensino superior brasileiros a oportunidade de conhecer as estratégias de gestão de importantes universidades norte-americanas será o foco do Brazilian University Managers International Tour in the USA. A viagem de estudos visa dar a gestores educacionais de todo o Brasil acesso a práticas de mercado de universidades que são referências mundiais tanto em educação quanto em gestão. “Essa experiência poderá servir como uma valiosa ferramenta para enfrentar a crise econômica global que também ameaça o setor privado de educação“, aponta Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp.

 

A estrutura do Brazilian International University Managers Tour, que acontece de 15 a 24 de maio, foi inteiramente desenvolvida pelo Semesp, em parceria com a Intercâmbio Global, empresa especializada em mobilidade acadêmica internacional, e o International Institute of Education – IIE, entidade internacional, independente e sem fins lucrativos, que figura entre as maiores e mais experientes organizações de educação internacional e treinamento do mundo.

 

O tour internacional percorrerá cinco instituições de ensino superior, uma agência acreditadora de universidades norte-americanas e o escritório de assistência financeira da Universidade da Califórnia, todos localizados em São Francisco e cidades do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O programa une os temas de interesse dos gestores brasileiros com a experiência das instituições dos EUA. Por meio de palestras e seminários, as universidades norte-americanas apresentarão suas atividades e cases, de acordo com a área de excelência de cada uma delas, contribuindo para ampliar os conceitos e conhecimentos para a solução de problemas práticos enfrentados pelas IES brasileiras.

 

“É importante que os dirigentes busquem novos modelos de gestão administrativa, captação de recursos e alunos, e alternativas de financiamento, principalmente nesse momento de mudança que o ensino superior privado vem atravessando na última década, com novos paradigmas econômicos e culturais explodindo à nossa frente, com a evolução acelerada da tecnologia, mudanças comportamentais e, agora, com a crise econômica mundial”, comenta Rafael Villas Bôas, diretor de marketing e vendas da Intercâmbio Global. “A ideia é buscar diferenciação e um melhor posicionamento no mercado de educação brasileiro”, completa o presidente do Semesp.

 

O curso também irá abordar a perspectiva acadêmica do cotidiano das IES, fundamental para um crescimento sustentável e com qualidade. “Compreender como algumas das melhores universidades do planeta pensam sobre a formação dos planos curriculares e projetos pedagógicos, e a perspectiva acadêmica nas políticas institucionais, é uma oportunidade única para os gestores nacionais”, comenta o diretor de marketing e vendas da Intercâmbio Global.

 

Segundo Rafael Villas Boas, o setor carecia de uma visita técnica bem organizada. “Delegações e missões empresariais são comuns em todos os setores da economia e há muitos anos não ocorria nenhuma com esse perfil, mais amplo. O que havia era apenas alguns cursos muitos específicos, voltados à área acadêmica e não ao gestor do negócio educacional. Aqui o foco é a gestão, no conceito amplo da palavra”, diz o diretor. Rafael acrescenta que o Brazilian University Managers International Tour, por sua importância e originalidade, chegou a chamar a atenção da segunda maior empresa de softwares do mundo, a Oracle. “Safra Katz, CEO mundial da Oracle, faz questão de receber os gestores para uma palestra sobre sistemas acadêmicos e sua importância para os resultados da organização”, afirma Villas Boas.

Mantenedores e gestores brasileiros conhecerão as práticas de instituições de ensino superior norte-americanas para administrar e fomentar os negócios