O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP realiza nos dias 19 e 20 de novembro os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica, o 6º CONIC-SEMESP e o 4º COINT-SEMESP, que acontecem, na Universidade de Guarulhos (UNG), em Guarulhos (SP). Para esse ano o Semesp espera receber cerca de 3.000 estudantes durante os dois dias de eventos. Ao todo, foram efetuadas 1.300 inscrições de trabalhos, sendo 936 aprovados, que se enquadram nas cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias. Os trabalhos passaram por avaliações realizadas pelo corpo docente especialmente designado para sua leitura e os alunos terão a oportunidade de apresentá-los em exposições orais e em painéis, assistidos por professores avaliadores. A grade das apresentações dos trabalhos aprovados está disponível no site do SEMESP (www.semesp.org.br).

Haverá uma premiação ao 1º lugar para trabalhos concluídos e parcialmente concluídos em cada área do conhecimento e também um prêmio especial para o trabalho concluído que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Co-Autor(es) e Orientador(es) dos projetos apresentados.

Para esse ano, o SEMESP obteve junto à Fundação Biblioteca Nacional o ISBN – International Standard Book Number para a publicação dos anais dos dois eventos. A identificação permitirá a circulação e catalogação nacional e internacional, pois esse é o padrão adotado internacionalmente por bibliotecas e comerciantes de livros.

Os Congressos deste ano homenageiam o Jurista Miguel Reale (1910 – 2006), adotando como slogan uma de suas frases emblemáticas: “A pessoa é o valor-fonte de todos os valores”. Para os professores pesquisadores e para as próprias IES, os congressos são um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados. Serviço:

6º CONIC-SEMESP e 4º COINT-SEMESP

Data das apresentações: 19 e 20 de novembroLocal: UNG– Universidade de GuarulhosEndereço: Av. Anton Philiphs, nº 01, Vila Hermínia – Guarulhos/SP

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo congrega 364 mantenedoras e 456 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Outras informações sobre este aviso de pauta:

Ana Carolina PrietoSupervisora de AtendimentoSegmento Comunicação Integrada(11) 3039-5655 ou 3039-5611 [email protected]

Roseli Ramos

Assessora de Comunicação do SEMESP