Ministro participará do 7º FNESP, Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que reunirá representantes do MEC e do ensino privado, de 19 a 21 de outubro, em São Paulo, para debater os reflexos da reforma na educação brasileira
 
Organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), o 7º Fórum Nacional Ensino Superior Particular Brasileiro oferecerá uma oportunidade para o setor privado e o MEC apresentarem suas visões sobre a reforma universitária. Sob o tema geral Reforma Universitária: Qual o Melhor Caminho?, o evento será realizado de 19 a 21 de outubro próximo, no Blue Tree Convention Ibirapuera, em São Paulo, e terá a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Augusto Ayres de Freitas, além de mantenedores de instituições de ensino superior, especialistas em educação e representantes do MEC.
 
Seis grandes temas serão abordados durante o 7º FNESP, cada um deles exposto por dois especialistas, que apresentarão, respectivamente, as visões do Ministério da Educação e do setor privado. Após cada exposição, os participantes poderão dirigir perguntas aos expositores. Ao final do evento será elaborado um documento oficial contendo as conclusões dos debates, que terá como relatores o Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier,  e o especialista em educação Cláudio Cordeiro Neiva.
 
O primeiro tema, As Conseqüências da Política Governamental e da Reforma Universitária no Setor Privado de Ensino Superior, discutirá o processo de controle do Estado e seus mecanismos de supervisão, a forma de organização e a autonomia das diferentes categorias de instituições de ensino superior, entre outros assuntos.
 
O segundo tema, Impacto da LDB na Sustentabilidade das IES, abordará o papel do Estado na questão da manutenção do ensino superior privado, os investimentos e o retorno realizados pelas IES particulares e o impacto dos custos no cumprimento das regras apresentadas pela proposta de reforma universitária.
 
A Expansão do Ensino Privado será o terceiro tema, e nele serão discutidos pontos como o papel do ensino privado no atendimento à demanda por vagas no terceiro grau, a oferta de diferentes tipos de serviços, ensino a distância, a capacidade de ocupação das vagas ofertadas, entre outros.
 
O quarto tema, Regulação do Ensino Superior Privado, procurará entender o processo regulatório, debater até onde deve ir o papel e o poder do Estado na normatização, supervisão e avaliação, bem como discutir a criação de uma agência reguladora, externa e independente do MEC.
 
O tema Responsabilidade Social também será objeto de debate e buscará entender as variadas formas de responsabilidade e o envolvimento das IES com as comunidades de seus entorno.
 
O último tema, Os Cenários, As Tendências e As Perspectivas, terá como foco da discussão a expansão do setor, a evolução da demanda, o crescimento e a tendência da educação no Brasil e no mundo.
 
Temário completo
 
Para conhecer o temário completo do evento, com os horários dos temas e os nomes dos participantes já confirmados, clique aqui.
 
Credenciamento de jornalistas
 
Os jornalistas interessados em cobrir o 7º FENESP poderão se credenciar diretamente com a Assessoria de Imprensa do SEMESP, pelo telefone (11) 3039-5611/5617 ou pelo e-mail [email protected]
 
Serviço
 
Evento: 7° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Dias: 19, 20 e 21 de outubro de 2005
Local: Blue Tree Convention Ibirapuera, Av. Ibirapuera, 2927, Moema, São Paulo
Outras informações sobre este aviso de pauta
 
Jorge Tateishi e Renata MeloAssessores de ComunicaçãoSegmento Comunicação Integrada(11) 3039-5655 ou 3039-5600 r. 243 e 213[email protected][email protected]