Medidas cautelares e prazos impostos pela SERES

José Roberto Covac, consultor jurídico do Semesp, alertou mantenedores a ficarem atentos às portarias e legislações educacionais

Crédito Foto: George Amaral

Santos – José Roberto Covac, consultor jurídico do Semesp, abriu nesta quarta-feira (16 de abril) o segundo dia da 10ª Jornada Regional de Santos atualizando os cerca de 80 representantes das IES de Santos presentes – em um total de 15 instituições de ensino superior privadas – sobre legislação educacional.

Covac falou sobre a aplicação de novas medidas cautelares pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) e alertou as IES a ficarem atentas às novas portarias para sempre cumprirem os prazos estabelecidos pelo MEC. “A cada ano que passa a situação regulatória fica mais difícil para as IES, e a cada ação contra o MEC, percebemos que o órgão regulamenta uma nova portaria”, disse.

O procedimento de renovação de reconhecimento de curso, em função da publicação do Conceito Preliminar de Curso, também foi lembrado por Covac, que explicou que as IES precisam levar em conta a Nota Técnica 786, de 2013, e considerar o grupo vermelho (Bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins) para os cursos com conceitos insatisfatórios já reconhecidos e com CPC menor que 3 (ano de referência 2012, publicado em 2013); Cursos de Direito já reconhecidos que tenham obtido resultado satisfatório e CPC maior que 3 (2012); cursos já reconhecidos que tenham obtido resultado satisfatório com CPC maior ou igual a 3 ou contínuo entre 1.946 e 2.05 (2012); Cursos já reconhecidos que tenham obtido resultado satisfatório, CPC igual ou maior que 3 (2012) e demais cursos já reconhecidos com CPC maior ou igual a 3; Cursos já reconhecidos que tenham ficado sem conceito e não participantes do Enade. “Todos eles que tem seus processos de renovação de reconhecimento ainda em tramitação no sistema e-MEC, mas poderão ser arquivados”, lembrou.

Além das orientações sobre os últimos despachos da SERES , em função da publicação do IGC e conceitos preliminares (Nºs 206, 207, 208 e 209), Covac finalizou sua palestra lembrando a resolução CES/CNE1/2007 que estabelece os requisitos mínimos para oferta de cursos de pós-graduação. “A  oferta de cursos de pós-graduação lato sensu somente é possível para as instituições devidamente credenciadas, a duração mínimo dos cursos deve ser de 360 horas, o corpo docente deve ter 50% com titulação obtida em programas de pós-graduação strictu sensu e os cursos não podem mais ser terceirizados.”

Serviço: 

Jornada Regional de Santos

Data: Dias 15 e 16 de abril

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Mendes Plaza Hotel
End.: Av. Marechal Floriano Peixoto, 42

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – Fone: 11 2069-4416

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online. 

Atendimento imprensa: 

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]

Tavane Gusmão / (11) 3129-2737 / [email protected]