Matrículas nos cursos presenciais na rede privada em São José do Rio Preto, Araçatuba e Barretos crescem acima dos índices do Brasil e do Estado de São Paulo

Engenharias, Produção e Construção apresentaram taxas de crescimento anual no número de matrículas de 65,9% em Araçatuba, 15,8% em Rio Preto e 35,1% em Barretos nos últimos 4 anos.

Segundo o FNDE até esta terça-feira (3 de junho) foram contabilizados 1.599.326 contratos firmados do Fies no Brasil. Rio Preto e Araçatuba tem mais de 6 mil contratos e Barretos mais de 2 mil até abril de 2013.

Nesta quarta-feira (4), durante o primeiro dia da 10ª Jornada Regional de São José do Rio Preto, o presidente do Semesp, professor Hermes Ferreira Figueiredo, lembrou aos cerca de 100 mantenedores presentes que o sindicato encomendou uma pesquisa para analisar quais os riscos das instituições de ensino superior ao aderirem e incentivarem a adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Com a aprovação dos 10% do PIB nacional para a educação, programas como o ProUni e Fies, que antes não tinham verbas planejadas, agora ficam mais seguros.” Figueiredo lembrou ainda que em 2015 expira o prazo do ProUni. “Estamos dialogando com o MEC para mantermos o prazo de mais 10 anos como na lei que instituiu o programa e assegurar s 10% das vagas com isenção total e não parcial como o governo havia proposto este ano”.

Já o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou uma análise econômica dos 158 municípios que compõem as regiões administrativas de São José do Rio Preto (96), Araçatuba (43) e Barretos (19), com cenários e números do mercado do ensino superior e revelou ainda os números atuais dos contratos firmados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no Brasil e nas RAs.

Cursos presenciais

Na RA de São José do Rio Preto houve um aumento no número de matrículas nos cursos presenciais, na rede privada, de 3,5%, acima da média do Brasil (1,2%) e do Estado de São Paulo (0,9%). Foram 37.824 matrículas em 2011 contra 39.147 em 2012. Na rede pública o aumento foi menor, de apenas 0,4% (7.997 matrículas em 2011 contra 8.028 em 2012). Na RA de Araçatuba o crescimento chegou a 10,5% na rede privada (15.594 matrículas em 2011 para 17.229 em 2012) e no ensino público houve queda de 2,7% (3.900 matrículas em 2011 para 3.796 em 2012). Na RA de Barretos o aumento no número de matrículas chegou a 3,7% na rede privada e 13,6% na pública (10.908 matrículas em 2011 para 11.312 em 2012 na rede privada e, de 523 matrículas para 594, na rede pública).

“Nos últimos quatro anos – de 2009 a 2012 – houve um crescimento considerável em todo o Brasil e no Estado de São Paulo pela procura por cursos nas áreas de  Engenharias, Produção e Construção”, disse Capelato. Na RA de São José do Rio Preto, no mesmo período, os cursos com maior taxa de crescimento anual no número de matrículas também foram nas áreas de Engenharia, Produção e Construção (15,8%), seguidos por Agricultura e Veterinária e Serviços (10,2%). Já em Araçatuba e Barretos as áreas de Engenharia, Produção e Construção tiveram um crescimento de 65,9% e 35,1% respectivamente, seguidos pelas áreas de Agricultura e Veterinária (9,7% e 24,3%) e Humanidades e Artes (5,3% e 24,2%).

No entanto, segundo o diretor executivo do Semesp, essa tendência pode mudar dependendo da demanda de mercado. Em 2012, os cursos presenciais com maior taxa de crescimento anual no número de ingressantes (calouros) nos últimos 4 anos, em Rio Preto, foram nas áreas de Agricultura e Veterinária (30,6%), seguidos por Engenharias, Produção e Construção (14,1%) e Humanidades e Artes (11,4%). Em Araçatuba, no primeiro lugar permanece ainda as áreas de Engenharias, Produção e Construção (79,2%), seguido por Agricultura e Veterinária (25,7%) e Ciências Sociais, Negócios e Direito (7%). Em Barretos, as  áreas de Agricultura e Veterinária subiram 41,5%, seguidos pelas áreas de Saúde e Bem Estar Social (34,9%) e Ciências Sociais, Negócios e Direito (28,3%).

Cursos a distância

Nos cursos a distância da rede privada, geralmente mais procurados por um público na faixa etária dos 25 aos 39 anos, os números de matrículas no Brasil, em 2012, cresceram 12% em relação a 2011. No Estado de São Paulo, no mesmo período, o aumento ficou em 17%.  Em São José do Rio Preto houve um acréscimo de apenas 3% no número de matrículas (foram 5.133 matrículas em 2011 contra 5.278 em 2012). Em Araçatuba o crescimento ficou em 10% com 3.152 matrículas em 2011 para 3.472 em 2012. Na RA de Barretos cresceu 12%, com 1.412 matrículas em 2011 para 1.585 em 2012.

Segundo Capelato, há uma falta de instituições de ensino superior privadas ofertantes de cursos a distância e uma concentração muito grande na mão de poucas. “O país tem 20 milhões de pessoas, na faixa de 25 a 39 anos, com ensino médio completo e que não fizeram o ensino superior, com grande potencial para cursar EAD. O segmento não cresce porque é necessário que as IES no Interior solicitem ao MEC a abertura do próprio polo de EAD em sua região que fará toda a diferença, não concorrendo em nada com o público do curso presencial”.

Entre os cinco cursos mais procurados de EAD na rede privada em 2012, na RA de São José do Rio Preto, foram Pedagogia (50,5% das matrículas), Administração (14,2%), Empreendedorismo (7,6%), Ciências Contábeis (4,4%) e Gestão de Pessoal e Recursos Humanos (3,2%). Na RA de Araçatuba, no mesmo período, os cursos mais procurados foram: Pedagogia (34,5%), Administração (20,2%), Serviço Social (9,5%), Ciências Contábeis (7,8%) e Gestão de Pessoal e Recursos Humanos (5,5%). Em Barretos, os cursos mais procurados foram: Pedagogia (39,1%), Administração (29,8%), Ciências Contábeis (6,6%), Serviço Social (4%) e Gestão Ambiental (3,2%).

Tecnólogos

Nos cursos tecnólogos das IES privadas, do período de 2003 a 2012, houve um crescimento no Brasil de 584% e, no Estado de São Paulo, chegou a 554%. Na RA de São José do Rio Preto o aumento ficou acima do Brasil e de São Paulo, com 655%. Já na RA de Araçatuba o crescimento chegou a 116%. A RA de Barretos foi a única que apresentou uma queda de 32%.

O número de matrículas na rede privada da RA de São José do Rio Preto passou de 2.327 matrículas em 2011 para 2.023 matrículas em 2012, uma redução de 13%. Em Araçatuba eram 671 matrículas em 2011 e passou a 725 em 2012, um crescimento de 8%. Em Barretos eram 78 matrículas em 2011 e passou a 151 em 2012, um aumento de 93,6%.

Entre os cinco cursos tecnólogos mais procurados no ensino particular na RA de São José do Rio Preto, em primeiro lugar está o Curso de Estética e Cosmética (20,9% das matrículas), seguido por Gestão de Pessoal e Recursos Humanos (11,4%), Gestão Financeira (11%), Tecnologia de Radiologia e Negócios Internacionais (7,9%). Em Araçatuba, os mais procurados são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (38,3%), Tecnologia em Agronegócio (15%), Desenho de Moda (9,5%), Tecnologia em Açúcar e Álcool (9,4%) e Gestão de Pessoal e Recursos Humanos (8,1%). Na RA de Barretos, os mais procurados são: Tecnologia em Açúcar e Álcool e Design com 44,4%, seguido por  Automação Industrial (11,3%).

Fies

O diretor-executivo do Semesp divulgou também os dados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde sua reformulação em 2010, fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que contabilizou até esta terça-feira (3 de junho) 1.599.326 contratos firmados no Brasil. “De 2009 a 2010, o crescimento do Fies atingiu 132% (32.781 contratos em 2009 contra 76.167 em 2010). De 2010 a 2011 o crescimento ficou em 102% (76.167 contratos para 154.140). De 2011 a 2012 o aumento chegou a 144% (154.140 para  375.628 em 2012). E de 2012 a 2013 o crescimento foi menor, 48% (375.628 para 556 mil em). No entanto, de janeiro até 3 de junho deste ano, o Fies tem um total de 397 mil contratos fechados o que dá uma média de 79 mil contratos por mês.

Nas RAS de Rio Preto e Araçatuba já foram formalizados  mais de 6 mil contratos e em Barretos mais de 2 mil até abril de 2013, o que nos mostra a importância desse programa já que hoje alunos não mais escolhem seus cursos por preço e sim por vocação”, finalizou.

Ainda nesta terça-feira a Jornada Regional de São José do Rio Preto terá palestras sobre Gestão Acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade, com a Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, Yara Pires Gonçalves e  Modalidades de bolsas de estudos e financiamento – Oportunidades e riscos às Instituições de Ensino Superior, com o Assessor Técnico do Semesp para Auxílio ao ProUni e Fies, Alexandre Mori e a Assessora Jurídica do Semesp, doutora Raquel Carmona.

Amanhã (5), as palestras serão sobre Legislação Educacional, com o Consultor Jurídico do Semesp, doutor José Roberto Covac que atualizará os participantes das jornadas sobre ProUni, Medidas Cautelares, Calendário Regulatório MEC, alterações na Portaria 40/2007 e INSAES e sobre Políticas Educacionais e o papel do Pesquisador Institucional, com a  Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília, Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini.

Serviço:

Jornada Regional de São José do Rio Preto

Data: Dias 4 e 5 de junho

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Hotel Quality Saint Paul
End.: Av. José Munia, 5.200

Programação:

Dia 4:

8h30: Recepção dos inscritos

9h -10h: Análise econômica da região: Cenários, mercados e projeções.

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

10h – 10h30: Coffee break

10h30 – 12h: Gestão Acadêmica visando a otimização dos resultados no ENADE.

Yara Pires Gonçalves – Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h -16h: Modalidades de Bolsas de estudos e financiamento – oportunidade e riscos às instituições de ensino superior – Raquel T. Carmona – Assessora Jurídica do Semesp

Alexandre Mori – Assessor Técnico do Semesp para auxílio ao ProUni e Fies

Dia 5:

8h30: Recepção dos inscritos

9h – 12h: Legislação educacional.

José Roberto Covac- Consultor Jurídico do Semesp

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h00: Políticas Educacionais e o papel do pesquisador institucional

Andréia Cristina Fregate Beraldi Labegalini – Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

Atendimento imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]