Ensino presencial em São José dos Campos cresce 10,7% na rede privada e 4,5% na pública.

Um panorama econômico completo e atualizado do ensino superior nas Regiões Administrativas de São José dos Campos (39 municípios), com cenários e tendências integraram a programação da 11ª edição das Jornadas Regionais,  realizada nessa terça-feira (23 de junho) pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, em São José dos Campos no Hotel Travel Inn Space Valley.

“A Região Administrativa de São José dos Campos teve crescimento de matrículas nos cursos presenciais na rede privada de 10,74% e na pública de 4,5%, no período de 2012 a 2013. Nos cursos a distância o número de matrículas na rede privada cresceu 3,2% (15.314 matrículas em 2012 para 15.804 em 2013). Na rede pública, o crescimento foi bem maior e chegou a 17,4% (1.280 matrículas em 2012 para 1.503 em 2013). E os tecnólogos tiveram um aumento de matrículas da ordem de 14,9% na rede privada (6.647 matrículas em 2012 contra 7.639 em 2013)”, revelou o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Capelato falou ainda dos 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, das taxas de inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES (incluindo os cursos mais procurados por alunos com o financiamento), o número de bolsas ofertadas pelo ProUni, inscritos no Pronatec e fez uma análise do  impacto causado no número de alunos por região do Brasil que tiraram mais de 450 pontos no Enem.

A apresentação revelou também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além dos valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação.

O diretor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, atualizou os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2015, principalmente nos planos de financiamento estudantil. Já o CEO da Unisal, Unidade Lorena, professor Fábio Reis, abordou a eficácia da aprendizagem ativa. Por fim, o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, professor Márcio Sanchez, orientou os profissionais de ensino superior como fazer o planejamento estratégico em tempos de crise.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ www.facebook.com/semesp/   https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 3129-8737 / [email protected]