Novas tecnologias, big data e captação de alunos serão temas das Jornadas Regionais do SEMESP em 2016

Ribeirão Preto recebe nessa terça-feira (23/2) a 1ª edição do evento, que terá também os novos cursos in company da Universidade Corporativa SEMESP em parceria com a FIA

Ribeirão Preto receberá a primeira edição de 2016 das Jornadas Regionais do SEMESP. O evento será realizado nessa terça-feira (23/2), no Hotel Ibis Ribeirão Preto, reunindo mantenedores, gestores e profissionais das áreas estratégicas das instituições de ensino superior de toda a região. Promovidas pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, as Jornadas Regionais são ciclos de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Além de palestras sobre atualização da legislação educacional e análise econômica do setor, com cenários e tendências, neste ano o SEMESP apresentará temas apontados como de maior interesse para discutir e se atualizar numa pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior, como novas tecnologias educacionais, uso de big data e captação de novos alunos. Para atender a essa demanda, o sindicato convidou três especialistas nas respectivas áreas: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena; Caio Simi, diretor-executivo da Numbr; e Wilson Diniz, diretor de Marketing & Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

“Para os profissionais da área as jornadas são essenciais, principalmente por oferecerem acesso a exemplos reais de como aumentar o conhecimento do mercado, além de proporcionar orientações especializadas para o desenvolvimento de um setor cada vez mais competitivo e que requer constantes atualizações e capacitações”, diz o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que fará a apresentação dos cenários e tendências do ensino superior.

Já o diretor da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, diz que “um conceito de captação de alunos mais amplo vai além de uma ou poucas ações isoladas, ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição: as tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES, com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

A professora Ana Valéria, da Unisal, adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

Outra novidade para esse ano nas Jornadas é que o SEMESP, por meio de sua Universidade Corporativa, levará a cada cidade em que serão realizadas seus novos cursos in company, criados em parceria com a FIA e certificados por essa Fundação. “Uma pesquisa foi realizada com todos os nossos associados para saber quais as demandas de capacitação que os profissionais do ensino superior tinham maior urgência. Em Ribeirão Preto, vamos ministrar o curso Papel do Coordenador, Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento, dias 11 e 12 de março próximos”, conta o coordenador da Universidade Corporativa SEMESP, Prof. Dr. Márcio Sanches.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em: Santos (15/3), Bauru (29/3), São José dos Campos (12/4), Campinas (26/4) e São José do Rio Preto (1/6).

Serviço:

12ª Jornadas Regionais de Ribeirão Preto

Dia: 23/02/2016

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Hotel Ibis de Ribeirão Preto

Endereço: Av. Braz Olaia Acosta, 691- Jd. Califórnia

Cidade: Ribeirão Preto – SP

Faça a sua inscrição neste link.

 

Confira a programação completa:

09h00 – 10h30 – Legislação educacional atualização – José Roberto Covac

10h30 – 11h00 – Coffee

11h00 – 12h30 – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria (UNISAL)

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato

15h00 – 16h00 – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Caio Simi (Diretor de Produtos da SIMI)

16h00 – 16h30 – Coffee

16h30 – 18h00 – Captação de alunos – Wilson Diniz – (Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional)