Gestores participantes da 7ª Missão Técnica do Semesp visitam Escola Profissionalizante de Munique

A maioria dos cursos profissionalizantes são ligados a mecânica de carros e a escola mantem parceria com empresas para conseguir estágios remunerados a seus alunos

Nesta terça-feira (dia 5), o grupo de gestores da 7ª Missão Técnica do Semesp conheceu a Escola Profissionalizante de Munique, na Alemanha, sua organização institucional, além do funcionamento dos cursos técnicos e o processo de aprendizagem.

“Os cursos profissionalizantes são, em sua maioria, ligados a mecânica de carros, tendo como uma das parceiras mais importantes a BMW”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Segundo ele, todas as atividades exigem, no mínimo, formação técnica com duração mínima de 2 anos e na Alemanha esse tipo de formação tem a mesma relevância da acadêmica.

A escola mantém uma parceria consolidada entre as instituições e as empresas e no término do ensino secundário, o estudante faz estágio remunerado nas empresas e estuda na instituição, sendo a conciliação da prática com teoria obrigatória.

Os currículos letivos são elaborados em conjunto com o Ministério da Educação alemão, o sindicato e as empresas, possibilitando que as disciplinas cursadas atendam perfeitamente as demandas do mercado.

O corpo docente é composto por professores com formação acadêmica, que possuem doutorado e os chamados mestres, com formação técnica e grande experiência na atuação prática. E uma grande diferença entre o ensino alemão e o brasileiro é que lá todo o ensino superior é oferecido gratuitamente à população.

Educadoras brasileiras na Alemanha

Após o almoço, oferecido pela instituição, o grupo fez um tour pela escola, onde foram apresentadas as salas de aula, os alunos em atividade e os laboratórios altamente equipados. A brasileira dra. Irma de Melo Reiners, diretora Executiva do Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT), apresentou a organização do Ministério da Educação, Ciência e Arte do Estado Livre da Baviera para o grupo.

O BAYLAT estabelece contato entre instituições de ensino superior da Baviera e da América Latina, divulga a região como centro de tecnologia e de inovação, assim como promove a cooperação científica e acadêmica com a América Latina. Os objetivos da organização estão diretamente vinculados com a estratégia de internacionalização das universidades do Estado da Baviera.

Em seguida, a Missão conheceu a professora Luciane Medeiros que contou  sobre a sua experiência na Alemanha. Ela é brasileira, mudou-se com a família para a Alemanha aos 14 anos e hoje ministra aula de inglês e espanhol para alunos do ensino secundário, correspondente ao ensino médio do Brasil e também inglês para alunos de cursos técnicos.

Luciane relatou, ainda, que a relação aluno-professor é muito boa, há o respeito e o comprometimento por parte do corpo discente e no curso de línguas a parte prática é aplicada.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br ou www.facebook.com/semesp.

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias