Gestores da 7ª Missão Técnica Semesp visitam a Universidade de Humboldt, em Berlim 

Novas tecnologias e técnicas de pesquisa são usadas para qualificar adultos profissionalmente ativos na Universidade Steinbeis 

 

Foto: Divulgação Semesp/Renata Favaron

Nessa sexta-feira (dia 8), o grupo de gestores da 7ª Missão Técnica Semesp Alemanha acompanhou na Universidade Steinbeis a palestra de Ida Stamm, da empresa VDI/VDE, que trabalha com novas tecnologias e técnicas de pesquisa. Ela esclareceu aos participantes que a população da Alemanha está envelhecendo e o perfil do aluno mudando. Por isso, a instituição que ela representa, trabalha com a qualificação dos adultos já profissionalmente ativos, permitindo que essas pessoas possam trabalhar, estudar e desenvolver pesquisa.

“Há também pessoas que ainda não passaram pela universidade, mas têm condições de participar de uma formação contínua e beneficiar-se de propostas educativas da instituição”, lembra Ida. E das muitas pessoas que abandonam a universidade, a VDI busca recuperá-las para integrar o corpo de alunos.

Modelos econômicos viáveis

Em seguida, Ida explicou que uma instituição de ensino deve aprender a fazer modelos econômicos viáveis por meio de parcerias com empresas e subsídios governamentais. “Esse triângulo de forças deve ser considerado para que a inovação e a capacitação profissional sejam realizadas por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento”.

Segundo a profissional, a aprendizagem na Steinbeis é baseada no trabalho do aluno, na apresentação de um problema e em pesquisa e há um acordo entre as três partes. O estudante faz intercâmbio com seus pares e o resultado é documentado e avaliado cientificamente.

“Está acontecendo uma mudança de cultura na Alemanha, uma mudança de paradigmas, que culminará com a reestruturação na forma de ensino, inclusive a didática, pois existem poucos jovens alunos e a maioria são adultos com atuação no mercado do trabalho”. Ida concluiu sua apresentação afirmando que “a economia alemã está cada vez mais baseada no conhecimento”.

Os gestores também puderam acompanhar a apresentação de Márcio Thurler da D2L sobre a pesquisa “O Ensino Superior e a EAD”,encomendada pelo Semesp com patrocínio da D2L e realizada pela Toledo & Associados.

Universidade Humboldt 

No período da tarde, o grupo seguiu para conhecer o prédio mais antigo de Berlim, o da Universidade Humboldt onde irão acompanhar várias palestras ao longo do dia, sendo a primeira delas da educadora Eva Beermann, da School of Business and Economics Internacional Office. No sábado (dia 9) o grupo faz um city tour para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Berlim e voltam ao Brasil no domingo (dia 10).

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 3129-8737 / [email protected]