Gestores da 7ª Missão Técnica do Semesp conhecem a Steinbeis Business Academy, em Berlim

O sucesso da instituição é buscar os próprios recursos por meio de parcerias com empresas possibilitando autonomia econômica

Nessa quinta-feira (dia 7), o grupo de gestores da 7ª Missão Técnica Semesp Alemanha foi recebido pelo diretor da Steinbeis Business Academy, Prof. Peter Dohm, que apresentou a forma de atuação da instituição. Segundo ele, “a instituição não recebe subsídios do Estado e sobrevive exclusivamente dos projetos que desenvolvem com as empresas”. Dohm acredita que a estratégia é fundamental para não haver intervenção governamental nas políticas institucionais.

A Steinbeis é altamente exigente e admite alunos já capacitados, que são submetidos a provas, teste de línguas e entrevista aplicados pela instituição.

A idade média dos estudantes é de 32 anos, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Esses alunos já atuam no mercado de trabalho e procuram os estudos acadêmicos para qualificação nas empresas, além de ascensão social. A instituição firma convênios com empresas para transferência de tecnologia, desenvolvendo pesquisas com os alunos, que conciliam a teoria com a prática nas empresas parceiras.

Em seguida, o Prof. Johann Lohn, presidente da Steinbeis, contou sua experiência pessoal e seu papel na faculdade, ressaltando que “seu propósito como gestor sempre foi no sentido de que a instituição buscasse seus próprios recursos, possibilitando sua autonomia econômica e poder de decisão”. Hoje a Steibeis possui patrimônio de 60 milhões de euros.

Uma das principais parceiras da instituição é a Audi, que através de convênio, disponibiliza seus problemas para que a instituição, por meio de pesquisa desenvolvida pelos seus alunos e professores, encontre uma solução. Nesse sentido, a pesquisa é paga pela empresa, que fica com a propriedade do conteúdo após sua conclusão.

Visita à BMW

Na manhã da quarta-feira (dia 6), quando ainda estavam em Munique, o grupo de gestores foi recebido pelo coordenador acadêmico do Consulado brasileiro na Alemanha, Lorenz Wagner, que falou das parcerias firmadas com as instituições brasileiras e do Programa Sem Fronteiras.

Em seguida, o grupo foi conhecer a sede da BMW, onde foram recebidos pela responsável pelos programas de formação profissional da empresa no mundo, Constance Carreras, que contou como é a rotina de trabalho dos alunos e a conciliação com os estudos. Após explanação de Constance, aproveitaram para visitar o museu da BMW, com réplicas históricas e modelos dos sonhos de muitos brasileiros. O dia terminou em Munique com a visita a um ponto turístico da cidade, o Restaurante 181, localizado no topo da torre do Olympia Park, a 189 metros de altura, giratório e com uma vista panorâmica da cidade até os Alpes.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br ou www.facebook.com/semesp.

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias