Encerramento do segundo dia do 13º CONIC premiou

10 projetos de IES privadas e públicas

Alunos receberam cheques de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil

O segundo e último dia do 13º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em parceira com a Anhanguera Educacional (Unidade 3 – Campinas), teve a apresentação de 787 projetos nas quatro sessões, sendo 351 trabalhos em forma de painéis e 436 em salas de aula. Os trabalhos foram distribuídos em cinco áreas: Ciências Biológicas (178); Ciências Exatas e da Terra (29); Ciências Humanas e Sociais (208); Ciências Sociais e Aplicadas (184) e Engenharias e Tecnologias (188).

Os ganhadores de cada um das cinco categorias foram premiados com cheques de R$ 1 mil nos trabalhos “em andamento” e R$ 2 mil nos trabalhos “concluídos”. O evento distribuiu ainda mais dois prêmios especiais. Os prêmios foram entregues pelo diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato; pela diretora do Semesp, Cecília B. Pires Tavares de Anderlini, pelo diretor acadêmico da Anhanguera na Superintendência Interior São Paulo, Fabrício Jorge Machado, pelo diretor da Faculdade Anhanguera de Campinas, Unidade 3, Luiz Paulo Cadioli e pelo gerente do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (Ipade) e coordenador acadêmico do 13º Conic, Adriano Thomaz.

Os vencedores na categoria “em andamento” foram:

Subárea: Medicina

Autores: Micael Hamra Pereira / Karla Mityko da Silva Ehendo / Fillipe de Biaggi Borges da Silva

Orientador: Manzélio Cavazzana Júnior

Trabalho: Ação de extratos vegetais em Trypanosoma cruzi

IES: Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa)

Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Matemática

Autores: Ricardo Taoni Xavier / Rafael Marques Souza / Priscila Taoni Xavier

Orientadores: Maria Aparecida Laurindo Polizelle / Maria Betânia Ricci Boer / Gláucia Rosângela Peglow Borges Castro

Trabalho: Aplicações com arduíno em eletrodinâmica e biomecânica para comunicação de um mecanismo biônico por comando e voz: protótipo para prótese de membro superior

IES: Faculdades Integradas de Fernandópolis  (Fife)

Ciências Humanas e Sociais

Subárea – Psicologia

Autor: Caroline Leonor da Silva

Orientador: Fábio Pinato Sato

Trabalho: Análise do Comportamento Aplicada aos Tratamentos do Espectro Autístico: implicações psicoeducacionais das internvenções precoces

IES: Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Ciências Sociais e Aplicadas

Subárea: Administração

Autor: Letícia Pereira de Souza

Orientador: Renato Leandro Taguchi

Trabalho: O estudo da logística reversa em uma empresa do setor de bebidas sob a ótica da sustentabilidade

IES: Faculdade de Educação São Luís (FESL)

Engenharias e Tecnologias

Autores: Sabrina Borotto Vieira / Felipe Siqueira Mendes

Orientador: João Guedes Neto

Trabalho: Avaliação da qualidade de águas pluviais para fins não potáveis na Baixada Santista.

IES: Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Os vencedores na categoria “concluído” foram:

Subárea: Fisioterapia

Autor: Nathália Risso Santiago

Orientador: Raquel Simoni Pires

Trabalho: Efeito da atividade motora acrobática no modelo de Parkinson em ratos

IES: Universidade Cidade de São Paulo

Ciências Exatas e da Terra

Subárea: Química

Autores: Juliana Alves de Carvalho / Tuani Carla Gentil / Bruna Corrêa Cavalcante

Orientador: Maurício Marques Pinto da Silva

Trabalho: Estudo da passivação do Aisi 316-L com ácido nítrico em presença de meio corrosivo de ácido clorídrico até 0,50 MOL L-1

IES: Faculdade São Bernardo do Campo (FASB)

Ciências Humanas e Sociais

Subárea: Design

Autor: Michel Gomes Lira

Orientador: Samara Pereira Tedeschi

Trabalho: Arquitetura da informação aplicada à interface de bilhete de passagem rodoviário

IES: Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL)

Ciências Sociais e Aplicadas

Subárea: Administração

Autor: Franciele Dias Ascari

Orientador: Simone Martins / Marcelo Sbaraine

Trabalho: O mercado de trabalho para acadêmicos de administração EAD

IES: Faculdade Anhanguera de Passo Fundo

Engenharias e Tecnologias

Autor: Pedro Henrique Cantuária Lôbo

Orientador: Luciano Henrique Duque

Trabalho: Proposta de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com dificuldades em executar movimentos em membros superiores ou inferiores utilizando-se sinais miolétricos nos jogos virtuais

IES: Centro Universitário de Brasília (Uniceub)

O evento distribuiu mais dois prêmios especiais. São eles:

Prêmio Especial

Subárea: Fisioterapia

Autor: Nathália Risso Santiago

Orientador: Raquel Simoni Pires

Trabalho: Efeito de atividade motora acrobática no modelo de Parkinson em ratos

IES: Universidade Cidade de São Paulo

Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental

Engenharia e Tecnologias

Autor: Adriana Consentino Garcia

Orientador: Diovana  Aparecida dos Santos Napoleão

Trabalho: Avaliação da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul na cidade de Lorena – SP – Brasil

IES: Universidade de São Paulo (USP)

Números

O 13º Conic novamente teve recorde de participação: 1.982 trabalhos inscritos (contra 1.949 trabalhos em 2012 e 1.932 em 2011). Desses, 1.574 foram aprovados para apresentação no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.408 alunos pesquisadores autores e coautores (contra 2.641em 2012) e orientados por 1.291 professores (contra 1.117 professores ano passado) de 233 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Os trabalhos estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (575), Ciências Exatas e da Terra (74), Ciências Humanas e Sociais (421), Ciências Sociais Aplicadas (318) e Engenharias e Tecnologias (490). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 683 (36%) e os em andamento 1.195 (64%).

A região Sudeste concentra a maior participação esse ano (93,5%). Do Estado de São Paulo foram 1.519 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 76, Rio de Janeiro com 28 e Espírito Santo com apenas dois trabalhos inscritos.

Os números registram um crescimento de mais de 89% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2001, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.739 inscrições (93%) contra 135 (7%) trabalhos de alunos de IES públicas.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

A edição deste ano do CONIC-SEMESP, influenciada pela campanha da Unesco no Brasil, definiu o tema do evento como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]