Com a sociedade se tornando cada vez mais competitiva, as instituições de ensino, principalmente superior, devem se preocupar com a disseminação de conceitos éticos e valores morais entre seus alunos. “E os educadores podem influenciar esses valores entre os estudantes”, afirmou o professor Henrique Sá, da Universidade de Fortaleza, durante o 15º Fórum Nacional Ensino Superior Privado, que acontece em São Paulo.

Para ele, uma vez que há a constatação dessa necessidade e existindo tais conceitos, “eles devem ser aplicados e de forma persistente”. Para Sá, esse processo deve acontecer não apenas através das salas de aula, mas, através das próprias práticas das IES e dos professores, cujas ações formam uma imagem que será influenciadora do comportamento dos alunos. “Não é só uma responsabilidade pedagógica ensinar ética e moral entre os estudantes”, resumiu.

Já no mercado de trabalho, o choque entre o ambiente de colaboração existente no mundo acadêmico e as situações de competição existente entre os profissionais, requer igualmente atenção para as boas práticas, sobretudo quando os “ex-alunos” passam a conviver com remunerações baseadas na meritocracia. “É preciso que aqueles conceitos de valores e visão que as empresas possuem sejam efetivamente aplicados por todos os seus empregados, uma vez que o ambiente profissional, naturalmente tecnológico e competitivo, oferece muitos desafios e oportunidades para os jovens”, comenta Marcelo Patrício, professor da Faculdade São Vicente e profissional do setor de logística portuária no litoral paulista.

Essa mesma meritocracia deve disseminada no ambiente acadêmico, de acordo com Fernando Schuler, diretor geral do Ibmec do Rio de Janeiro. “Investimos em rigorosos processos seletivos entre nossos alunos e também para os nossos professores. E os recompensamos ao longo do ano, porém, garantindo sempre uma rigorosa igualdade de condições”, explicou.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

15º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 26 e 27 de setembro de 2013
Local: Hotel Renaissance – Alameda Jaú, 1.620 – Jardins – São Paulo – SP

Informações para a imprensa:

Ana Purchio – (11) 2069-4419

Ricardo Muza – (11) 3129-4232