Apresentação dos dados para a imprensa será on-line na quarta-feira (19), às 11h30, via Zoom

Rodrigo Capelato, economista e diretor-executivo do Semesp, apresentará na quarta-feira (19), às 11h30, um estudo inédito sobre o impacto para o setor do ensino superior, e sobre os vários reflexos para o cenário econômico do país, provocados pela Reforma Tributária (Projeto de Lei 3.887/2020), que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com alíquotas que variam atualmente de zero a 3,65%.

De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto Semesp, a Reforma Tributária que atingirá o setor de educação trará perdas bilionárias ao país, com reflexos na formação de pessoal, na massa salarial e também na arrecadação tributária, com uma redução na arrecadação com Contribuição Previdenciária e Imposto de Renda Pessoa Física da ordem de R$ 202 bilhões ao longo de 10 anos, entre outros.

Atualmente, as famílias dos estudantes do setor de educação privada desoneram o Estado em R$ 225 bilhões/ano de gastos. O setor ainda gera 1,7 milhão de empregos, sendo 800 mil professores, a maioria do sexo feminino.

Para participar, favor confirmar presença por e-mail ([email protected]) ou por WhatsApp (11 97237-8237). Na sequência, será encaminhado o link para acompanhar a coletiva de imprensa on-line pela plataforma Zoom.

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237