Créditos da imagem: Divulgação / FIPA

O trabalho “Ação de extratos vegetais em Trypanosoma cruzi” dos alunos do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) Micael Hamra Pereira, Karla Mityko da Silva Ehendo e Fillipe de Biaggi Borges da Silva, orientados pelo Prof. Dr. Manzélio Cavazzana Júnior, foi um dos vencedores do 13º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), na categoria “em andamento”, área de Ciências Biológicas e Saúde, Subárea Medicina. Promovido pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, o Congresso foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Campinas.

No estudo, foi possível verificar a ação dos extratos de diversas espécies vegetais, no desenvolvimento de novas formas de tratamento. Ainda, segundo o Prof. Manzélio, foi elaborado um modelo biológico para agilizar o processo de seleção de plantas para testes “in vivo”.

Outros dois projetos das FIPA se destacaram no Congresso: “Ação de células tronco adultas associadas ao extrato celular de jatobá (Hymenaea courbaril) em camundongos” dos alunos Micael Hamra, Bruno José Mendes e  Alfredo Piacentin, do curso de Medicina, premiado em 12º lugar, e “Análise da proteína anexina A1 e sua correlação com a proliferação celular em neoplasias uterinas benignas e malignas”, dos alunos Nathália Dias Sertório, de Biomedicina, Rodolfo Takaoka e Sara de Souza Costa, de Medicina, premiado em 19º lugar.

Neste 13º CONIC foram inscritos 1.982 trabalhos, dos quais 1.574 aprovados para apresentação no Congresso. O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.