Ensino presencial em São José dos Campos cresce 10,7% na rede privada e 4,5% na pública.

A análise completa será apresentada no próximo dia 23 de junho durante a 11ª Jornada Regional Semesp.

Um panorama econômico completo e atualizado do ensino superior nas Regiões Administrativas de São José dos Campos (39 municípios), com cenários e tendências integram a programação da 11ª edição das Jornadas Regionais que será realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior em São José dos Campos no próximo dia 23 de junho, das 8h30 às 17h30, no Hotel Travel Inn Space Valley.

“A Região Administrativa de São José dos Campos teve crescimento de matrículas nos cursos presenciais na rede privada de 10,74% e na pública de 4,5%, no período de 2012 a 2013. Nos cursos a distância o número de matrículas na rede privada cresceu 3,2% (15.314 matrículas em 2012 para 15.804 em 2013). Na rede pública, o crescimento foi bem maior e chegou a 17,4% (1.280 matrículas em 2012 para 1.503 em 2013). E os tecnólogos tiveram um aumento de matrículas da ordem de 14,9% na rede privada (6.647 matrículas em 2012 contra 7.639 em 2013)”, adianta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

As jornadas regionais vão mostrar também os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais,  as taxas de inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES (incluindo os cursos mais procurados por alunos com o financiamento), o número de bolsas ofertadas pelo ProUni, inscritos no Pronatec e uma análise do  impacto causado no número de alunos por região do Brasil que tiraram mais de 450 pontos no Enem.

A apresentação vai revelar também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além dos valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação.

O diretor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2015, principalmente nos planos de financiamento estudantil. Já o CEO da Unisal, Unidade Lorena, professor Fábio Reis, abordará a eficácia da aprendizagem ativa. Por fim, o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, professor Márcio Sanchez, orientará os profissionais de ensino superior como fazer o planejamento estratégico em tempos de crise.

Serviço:

Jornada Regional de São José dos Campos

Data: 23 de junho

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Hotel Travel Inn Space Valley
End.: Av. Dr. Nélson D’Avila, 1875 – Jardim Aparecida

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – Fone: 11 2069-4416

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h00 – Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato

10h00 – Coffee-break

10h30 – Mudanças na Regulamentação Educacional – Dr. José Roberto Covac

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h00 – Inovação Acadêmica e a eficácia da aprendizagem ativa – Prof. Fábio Reis

15h30 – Coffee-break

16h00 – Planejamento Estratégico em tempos de crise – Prof. Márcio Sanches

17h30 – Encerramento

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias