Créditos: Gustavo Morita

O  vice-presidente de planejamento e ensino da DeVry Brasil, Maurício Garcia, e o diretor de planejamento estratégico do Grupo Kaplan University (EUA), Leo Gonçalves, apontaram durante a segunda sessão do 16º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), o que fazer para enfrentar a redução no aumento de ingressantes que deverá marcar a 3ª onda do ensino superior.

Falando sobre o tema “Sustentabilidade e gestão das IES: estamos na 3ª onda do ensino superior?” na sessão que teve a participação do pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo,  Sidney Ferreira Leite, Maurício Garcia lembrou de um artigo escrito por ele, em 2008, em que analisava o ciclo evolutivo do ensino superior e crescimento das IES em três ondas, sendo a primeira, a partir de 1996 – com a LDB – que expandiu  matrículas e ofertas de cursos, sem concorrência de mercado, com raras ações de marketing; de uma segunda onda, com início em 2005, quando começa a disputa por vagas, as margens de lucros das IES caem e as campanhas de marketing se intensificam. “A 2ª onda, que deveria durar até 2009, foi prorrogada quando o governo decidiu melhorar o FIES com a redução dos juros o que só prorrogou uma nova transformação que já começa, com a 3ª onda. Esse momento já estamos vivendo, com o rigor das portarias, controle dos índices de qualidade e análise pelos grandes bancos das ações dos grupos de ensino superior”, lembrou.

Segundo Garcia, além dos CPCs e dos IGCs, do controle por parte do governo da criação de novos cursos, novos players de ensino superior podem aumentar a competitividade do setor e exigir dos gestores ações inovadoras para concorrer em igualdade de tamanho e poder mercadológico. “Os Moocs – Massive Open Online Courses, Adaptive Learning, Social Collaboration estão revolucionando o aprendizado e podem fazer com que estudantes não precisem mais frequentas cursos noturnos. Até big players de conteúdo como Google, Apple e Amazon podem mudar as formas de formação como um todo, pois em um futuro próximo haverá uma grande discussão se a formação deverá ser em módulos mais curtos ou se não teremos todos de caminhar para formações específicas sem a necessidade de tantas certificações.”

O diretor de planejamento estratégico do Grupo Kaplan, Leo Gonçalves, enumerou o que as IES vão precisar fazer para sobreviver , ter sustentabilidade e competitividade durante essa “terceira onda” do ensino superior: “As IES terão de ter melhor articulação de proposta de valor e capacitação profissional, capacitar nas competências demandadas no mercado de trabalho, avaliar habilidades aplicadas ao mundo real versus habilidades teóricas, estreitar relacionamentos com empregadores (e expandir serviços vocacionais), oferecer soluções e produtos para novos segmentos, treinamento profissional,  cursos de curta duração, educação à distância, pesquisa e desenvolvimento no campo do aprendizado e instrução, escala de operações online para uma  rápida avaliação de novas ideias, prover excelência no suporte para aumentar sucesso do estudante, melhorar eficiência operacional e tecnológica, tomar decisões baseadas em dados e análises, fortalecer relações com o público e o governo, estabelecer padrões e autorregulamentação, investir em qualidade e focar em conformidade às boas práticas.

O pró-reitor acadêmico das Faculdades Belas Artes, Sidney Ferreira Leite, lembrou aos presentes no fórum que o maior legado dos 89 anos da instituição em que trabalha são as “indústrias criativas” onde a máxima é “descobrir novos talentos e retê-los, além de motivar novas ideias”.

O 16º FNESP prossegue com a última palestra do dia, Ecossistema Acadêmico: quais são as dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem que irão impactar as IES?, com a participação de Michele R. Weise,  pesquisadora de educação superior do Instituto Clayton Christensen (EUA), Antonio Sávio, responsável pelo Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL, Unidade de Lorena e Alexandre Nunes Theodoro, superintendente da FAESA.

Às 18 horas, o Semesp lança a publicação “Competitividade e Mudanças no DNA Institucional”, organizado por Fábio José Garcia dos Reis com base nas discussões realizadas durante o 15º FNESP.

DIA 26 DE SETEMBRO

9h00 às 11h00 – Sessão 4

Sustentabilidade das organizações e as políticas públicas de financiamento

Samuel de Abreu Pessoa – Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

Luís Gustavo Lara Rosenburg – Gerente de Crédito e Risco da Kroton Educacional.

11h30 às 13h00 – Sessão 5

Sustentabilidade e experiências acadêmicas: quais são os caminhos e as alternativas para repensar o ecossistema acadêmico?

Paulo Blikstein – Professor da Escola de Educação e Diretor do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Stanford, Estados Unidos

Gustavo Hoffmann – Diretor Acadêmico do Grupo FACEB e Pró-Reitor Acadêmico da UNIPAC.

14h30 às 16h30 – Debate de encerramento:

Líderes que estão repensando o ensino superior: o desafio da mudança e as boas experiências

Apresentação de documentário sobre as boas práticas de ensino e as experiências de aprendizado estudantes.

Caco Barcelos – Jornalista, escritor e apresentador do programa Profissão Reporter, da Rede Globo.

Equipe de produção do Profissão Repórter

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp . E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse:  http://www.uc.semesp.org.br

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]