Um livro instigante, que apresenta reflexões originais e modelos de ensino-aprendizagem inovadores e ousados, será lançado no próximo dia 28 de setembro, às 18h30, durante o primeiro dia do 19º FNESP, Fórum Nacional do Ensino Superior Particular, promovido pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior no WTC – World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551).

Organizado pelo Prof. Fabio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, e editado pela Editora de Cultura, Destruição Criativa na Educação Superior traça para o leitor brasileiro, com exemplos nacionais e internacionais que confrontam com o sistema tradicional adotado nas instituições acadêmicas do país, os caminhos para colocar o Brasil no ranking do ensino superior global.

O livro registra como desconstruir um modelo de ensino que respondeu brilhantemente às necessidades do mundo para o qual foi criado, mas envelheceu a ponto de barrar as mudanças exigidas pela realidade atual, apresentando também saídas criativas para construir a nova aprendizagem para os novos tempos.

O tema, direcionado a alunos, professores e gestores, atrai também o leitor interessado no sucesso profissional dos estudantes e no desenvolvimento socioeconômico nacional, ao mostrar que chegou a hora de colocar a vida real dentro dos ciclos de aprendizagem ou, em outras palavras, optar entre desconstrução ou fracasso.

A obra reúne especialistas acadêmicos e de gestão do Brasil e de países como Coreia do Sul, México, Alemanha, Chile e EUA envolvidos em inovação e sustentabilidade no ensino superior. Eles iluminam caminhos para mudanças que precisam ser feitas, mas que não precisam ser iguais para todos, ao abordar a importância de um saber multidisciplinar e de soluções criativas gestadas nas instituições de ensino para a formação de profissionais inovadores, eficientes e aptos a resolver problemas práticos propostos pelas empresas.

Na Coreia do Sul, que saiu da pobreza e se tornou uma nação desenvolvida em tempo recorde graças à educação, estuda-se hoje o encolhimento e a mutação da rede escolar de ponta a ponta, pois lá o ensino superior está universalizado. Já no México, assim como no Brasil, ainda é preciso investir na abertura de vagas e recorrer ao ensino a distância (EAD) para suprir a demanda, enquanto o sistema é atropelado pelas exigências de inovação para responder aos desafios do mundo globalizado.

No Brasil também, por iniciativa do Semesp, começam a surgir as redes de cooperação, unindo instituições de ensino superior em busca de economia de escala, avanços em tecnologia e métodos inovadores de ensino, que ofereçam vivências motivadoras aos alunos, facilitando-lhes as possibilidades de estágios e empregos.

Tudo isso, e mais duas reveladoras pesquisas sobre o EAD e as aspirações da Classe C em relação ao ensino superior, faz parte da estimulante leitura da obra, que a partir de 2 de outubro estará no catálogo digital das principais livrarias do país.

Ficha técnica

ISBN: 978-85-293-0199-0

Assunto: Educação Superior e Gestão

Edição: 1ª Edição – 2017

Páginas: 232

Formato: 17 x 24 cm.

Acabamento: Brochura

PreçoR$ 39,90

 

SERVIÇO

19º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Inspirando um sistema educacional transformador

Data: 28 e 29 de setembro de 2017

Local: WTC – World Trade Center São Paulo – Espaço Golden Hall

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551

Informações: fnesp@semesp.org.br

Telefone: (11) 2069-4444

Site Fnesp: http://fnesp.com.br/

Inscrições:

Site: http://www.fnesp.com.br/

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  http://fnesp.com.br/programacao/#datas

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / cel. 11 94208-7576 –  imprensa@semesp.org.br