Cursos da Universidade Corporativa Semesp

para capacitar profissionais do ensino superior têm ótima procura

 

Nesta sexta-feira e sábado (dias 8 e 9 de agosto) têm início os cursos para formação de Coordenador de Curso, Pesquisador Institucional e Especialista em Captação de Recursos

São Paulo – Lançada em junho pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo, a Universidade Corporativa Semesp inicia nesta sexta-feira (dia 8 de agosto) seus três primeiros cursos para capacitar e qualificar os profissionais do ensino superior, tanto no nível operacional quando gerencial. A iniciativa é inédita no setor no Brasil e deverá reunir cerca de 90 profissionais, 30 em cada turma, para formação de Coordenador de Curso, Pesquisador Institucional e Especialista em Captação de Recursos.

Para o coordenador da UCS, Marcio Sanches, que é também coordenador de MBAs In Company pelo FGV Corporativo e professor de Estratégia Empresarial na EAESP-FGV, FIA e Faculdades Toledo de Presidente Prudente, a iniciativa já é um tremendo sucesso e novas turmas devem ser abertas em breve. “Estamos pensando em abrir novas turmas, pois a procura foi tão grande que já temos lista de espera para os cursos de pesquisador institucional e coordenador de curso, e faltam pouquíssimas vagas para preencher o curso de captação de recursos, o que mostra que o setor realmente precisa se profissionalizar e que os profissionais de ensino superior estão preocupados com isso”.

Segundo Sanches, a procura pelos cursos da UCS vem de todas as regiões do Brasil, além do Estado de São Paulo. “Temos instituições de ensino superior do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rondônia e Tocantins e de várias cidades do interior e litoral de São Paulo como Andradina, Araras, Barretos, Bastos, Botucatu, Franca, Santos, São Sebastião, Votuporanga e da Capital”, comemora. E o que é mais interessante para Sanches “é que muitas dessas instituições não são associadas ao Semesp.”

Para a vice-diretora geral e diretora financeira da Faculdade de Ciências de Tocantins (FACIT), Carollyne Mota Tiago, a missão da universidade que administra é “promover o ensino com excelência”, e isto passa pela capacitação acadêmica do corpo administrativo e docente. “Os cursos da UC-Semesp vêm exatamente ao encontro desses objetivos e fornecem uma oportunidade única de capacitar a equipe em algo que é tão necessário e inacessível às pessoas com pouca ou nenhuma experiência”, diz.

Segundo Carollyne, a Facit tem esbarrado na dificuldade em encontrar profissionais com experiência na área de gestão educacional. “Na região norte do país é muito difícil, pois além da distância geográfica do Tocantins aos grandes centros urbanos como São Paulo, há dificuldades logísticas para chegar na região”. Para ela, “a pessoa aprende na prática, mas, muitas vezes até aprender o certo, muitos passos são realizados errados e, alguns erros, podem causar sérias consequências para uma instituição de ensino superior”, complementa.

Pesquisa

Para criar os cursos foi feita uma pesquisa junto aos mantenedores de IES, identificando suas necessidades em relação às melhores práticas acadêmicas e de gestão. “Os três primeiros cursos foram estruturados para atender a demanda das próprias IES, para que se tornem cada vez mais competitivas, e reunirão profissionais de renome no mercado, que contarão suas próprias experiências e casos de sucesso”, diz Sanches. Segundo o coordenador, “quanto mais os profissionais forem sendo capacitados, maior será o horizonte de carreira em diversas áreas da educação superior.”

O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, destaca que os três primeiros cursos serão modulares e presenciais, com encontros mensais, mas no futuro podem se tornar EAD ou semipresenciais, com desenvolvimento de linhas de formação baseadas nas especificidades dos diversos departamentos das IES. Segundo Capelato, com base nessas linhas os profissionais do setor poderão se cadastrar nos cursos, gratuitos ou não, com a finalidade de desenvolver ou aprimorar seu conhecimento sobre os temas essenciais para sua função. “As instituições terão controle para autorizar a realização dos cursos e também fazer o acompanhamento das certificações de seus profissionais”, diz o diretor do Semesp.

Profissional multitarefa

Com a função estratégica de interlocutor entre o Ministério da Educação e a IES, a figura do Pesquisador Institucional (PI) foi institucionalizada a partir da Portaria Nº 46, de 10/1/2005. Esse profissional, ainda raro no mercado, é o responsável pelo levantamento das informações e acompanhamento dos diversos processos da IES junto ao MEC.

Se levarmos em conta o universo de instituições de ensino superior (IES) no Brasil (em 2012 elas eram 2.416, sendo 2.112 IES privadas e 304 públicas), e pensando em aprimorar os conhecimentos e habilidades desses profissionais tão cobiçados pelo mercado, a UC chamou para ministrar o curso de Pesquisador Institucional um grupo de docentes que domina muito bem as funções: dentre eles, Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, que além de PI da Universidade de Marília é doutora em educação e professora do mestrado na sua universidade.

Segundo Andréia, com a alteração em 2010 da Portaria 40, que instituiu o sistema eletrônico de fluxo de trabalho – o e-Mec – o PI ganhou outras atribuições e passou a ser um “procurador” da IES, com as funções de alimentar o Cadastro Nacional de Docentes, dados dos dirigentes e da infraestrutura; abrir e acompanhar processos (ou apenas alimentar processos abertos de ofício); cadastrar membros da CPA, inserir relatórios de autoavaliação; enquadrar cursos no ENADE; acompanhar as inscrições e questionários de relatórios de ENADE; atualizar Projetos Pedagógicos de Curso e de PDI, e de Regimento e Estatuto.

Aprimoramento de coordenadores de curso

Também com o objetivo de capacitar colaboradores de IES para a gestão acadêmica de cursos e otimização dos processos administrativos, a UC elaborou o Programa de Formação e Capacitação de Coordenadores de Cursos. O curso dividido em módulos proporcionará conteúdos e ferramentas para desenvolver a formação crítica do profissional, além de trazer estudos de caso e reunir profissionais experientes da área para compartilharem experiências e conhecimentos.

Entre os profissionais que ministrarão o curso estão a coordenadora de curso da Unisal, professora Cidinha Amaral, o diretor da FIAP, Wagner Sanchez (FIAP), o reitor da Unilins, Milton Nizato, o superintendente executivo do Grupo UNIS, Jeferson Vinhas Ferreira, a gerente do HAY Group Brasil e professora da ESPM/FGV, Marisabel Ribeiro, o doutor em Comunicação Social e professor da Metodista e da ESPM, Daniel Galindo, a doutora em Administração de Empresas e professora EAESP-FGV/Insper, Marta Maia, o consultor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, as advogadas do Semesp, dras. Raquel Carmona e Roberta Lins, a pedagoga Priscila Simões (Expertise) e o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Gestores captadores de recursos

O Semesp e a AFP – Association of Fundraising Professionals criaram um curso exclusivo para formar gestores educacionais nas práticas da captação de recursos. Com manual totalmente em português e certificação pelas duas instituições, o curso é focado em relacionamento entre a organização e seus doadores e parceiros para atingir uma maior sustentabilidade das IES. “Em outros países, as instituições conseguem captar recursos financeiros por meio de doações e para pesquisas científicas. Aqui no Brasil, o problema maior não é dinheiro para pesquisa, e sim a falta de conhecimento sobre como captar”, diz  Custódio Pereira diretor-geral da Associação Santa Marcelina e o maior especialista do tema no Brasil.

Master Teacher pela AFP e autor dos livros “Captação de Recursos – Fundraising: Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem” e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil”, o professor-doutor Custódio Pereira reúne neste curso as melhores práticas de captação de recursos utilizadas com sucesso em renomadas universidades brasileiras e internacionais, como Mackenzie e Harvard.

Serviço:

Cursos da Universidade Corporativa: 

Programa de Formação e Capacitação de Coordenadores de Curso – dividido em 3 módulos, com carga horária de 128 horas.

Pesquisador Institucional – só um módulo, com carga horária de 48 horas.

Fundamento em Captação de Recursos (fundraising) – só um módulo, com carga horária de 16 horas.

Período

Dias 8 e 9 de agosto – início

Dias 12 e 13 de setembro

Dias 10 e 11 de outubro

Formato: encontros mensais, sextas-feiras e sábados, das 9h às 18h.

Local: Semesp

Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431, Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil

Inscrições nos cursos e informações acesse: Universidade Corporativa Portal: http://www.uc.semesp.org.br

 

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

 

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado/ 11 3129-8737 / [email protected]