Construindo a educação superior do futuro

Livro apresenta a narrativa ousada e apaixonada de renomados especialistas

sobre competitividade e mudanças no DNA das instituições de ensino superior

Reunindo o pensamento de renomados especialistas brasileiros e internacionais que atuam na educação superior, o livro “Competitividade e Mudanças no DNA das Instituições de Ensino Superior – Construindo a Educação Superior do Futuro” foi lançado pelo Semesp nesta quinta-feira (dia 25 de setembro), durante o 16º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro.

Organizado pelo Prof. Fabio Garcia Reis, diretor de operações do UNISAL Lorena, sob o ponto de vista da identidade que torna as IES realmente competitivas, o livro apresenta uma variedade de modelos ousados e ideias apaixonadas de destacados acadêmicos como FENTON L. BROADHEAD, da Universidade Brigham Young (EUA), GEORGE D. KUH, da Universidade de Illinois (EUA), LUIZ FÁBIO MESQUIATI, da Universidade de Londres, MAURO FERREIRA, do Trinity College de Dublin, SOLANO PORTELA, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, FERNANDO SCHÜLER, do Grupo Ibmec, e HENRIQUE LUÍS SÁ, da Universidade de Fortaleza, entre outros autores.

Abordando a gestão acadêmica sob diversos cenários, a obra mostra como as instituições de ensino superior podem ser competitivas promovendo mudanças estratégicas, seja para criar um novo DNA institucional ou para fortalecer o DNA já existente. Segundo os autores, as mudanças no DNA institucional exigem posturas e decisões diferenciadas, focadas nas prioridades para promover as inovações e os rompimentos necessários a uma visão de futuro alinhada com a dinâmica e as demandas do século em que vivemos. Para os especialistas, só assim os gestores acadêmicos poderão enxergar com clareza para onde a instituição vai, ou onde pretende chegar.

Editado pela Editora de Cultura, o livro teve como base os assuntos escolhidos pelo organizador da obra para compor o temário do 15º FNESP, promovido pelo Semesp, que liga inevitavelmente a educação superior à construção de instituições que estejam conscientes de que sua identidade é elemento essencial à manutenção da competitividade.

O evento reúne anualmente os gestores do ensino superior privado do país, especialistas nacionais e nomes de destaque no universo global da educação para apresentar e debater ideias voltadas à evolução e ao crescimento do segmento, que é o principal responsável pela formação das futuras gerações de brasileiros.

Nas palavras do presidente do Semesp, professor Hermes Ferreira Figueiredo, na apresentação do livro, “uma instituição se torna competitiva quando reúne gestores apaixonados; que se sintam motivados a estabelecer um novo estilo de governança e gestão; que sejam capazes de mostrar aquilo que a instituição almeja”. Segundo o dirigente do Semesp, “ninguém inova se não tiver profunda identificação com esse objetivo, nenhuma alteração na metodologia será capaz de promover mudanças sem que haja essa identificação”.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

 

Atendimento a Imprensa:

 

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado/ 11 3129-8737 / [email protected]