Congresso de iniciação científica tem recorde

de trabalhos, alunos e professores em 2013

 

Mais de 50% dos alunos participantes receberam bolsa ou algum tipo de financiamento das próprias instituições de ensino superior

Começa nesta sexta-feira (29), o 13º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Este ano o evento será realizado em Campinas, na Faculdade Anhanguera e o tema faz uma homenagem ao Ano Internacional de Cooperação pela Água.

O 13º CONIC, novamente, teve recorde de participação: 1.982 trabalhos inscritos (contra 1.949 trabalhos em 2012 e 1.932 em 2011). Desses, 1.574 foram aprovados para apresentação no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 3.408 alunos pesquisadores autores e coautores (contra 2.641em 2012) e orientados por 1.291 professores (contra 1.117 professores ano passado) de 233 instituições de ensino superior de todas as regiões do país.

Os trabalhos estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (575), Ciências Exatas e da Terra (74), Ciências Humanas e Sociais (421), Ciências Sociais Aplicadas (318) e Engenharias e Tecnologias (490). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 683 (36%) e os em andamento 1.195 (64%).

A região Sudeste concentra a maior participação esse ano (93,5%). Os números registram um crescimento de mais de 89% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2001, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.739 inscrições (93%) contra 135 (7%) trabalhos de alunos de IES públicas.

Os números registram um crescimento de mais de 89% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2001, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.739 inscrições (93%) contra 135 (7%) trabalhos de alunos de IES públicas.

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados, nos últimos anos, comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e que estão abertos a novas possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil. Observamos, este ano, que na rede privada 55% dos alunos de iniciação científica responderam ter algum tipo de bolsa ou financiamento para custear suas pesquisas”, informa Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Para a vice-presidente Acadêmica da Anhanguera Educacional, Profa. Ana Maria Sousa, os alunos da Anhanguera contribuem para essa crescente participação. “No CONIC de 2013, temos 313 projetos de iniciação científica aprovados, só entre os alunos que receberam bolsa”.  Segundo a educadora, “a iniciação científica cria um diferencial na formação dos alunos, pois lhes traz algumas vantagens: permite que aprofundem  seus conhecimentos em um tema de interesse;  familiariza-os em procedimentos mais rigorosos na busca de  novas informações  e na sua aplicação; e lhes oferece a oportunidade de participar de encontros e reuniões científicas onde  apresentam os resultados de seu trabalho e conhecem  outras produções”.

Serviço

13º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP

Data: 29 e 30 de novembro de 2013

Horário: Dia 29, das 9h30 às 18h

Dia 30, das 9h às 16h
Local: Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3
End.: Rua Luiz Otávio, 1.313 – Taquaral – Campinas – SP

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

A edição deste ano do CONIC-SEMESP, influenciada pela campanha da Unesco no Brasil, definiu o tema do evento como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

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