Como conseguir nota máxima no Enade

Zelly Machado, diretora acadêmica da faculdade de Presidente Prudente, faz avaliação interna contínua para atingir a máxima qualidade.

Processos contínuos de avaliação interna, redirecionamentos constantes e atitudes pró-ativas de toda a equipe de trabalho dentro de uma instituição de ensino superior, além de foco no alinhamento didático pedagógico ajustado com a missão e os valores e norteados sempre por indicadores de avaliação externa. Esses são os segredos da Faculdade Toledo, de Presidente Prudente, para conseguir a nota máxima no Enade.

O case de sucesso foi revelado por Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado, nesta segunda-feira (1º de abril) durante a quarta edição da 10ª Jornadas Regionais de Ribeirão Preto. Fundada em 1961, pelo engenheiro Antônio Eufrásio de Toledo, a Faculdade Toledo possui nove cursos de graduação, quatro de pós-graduação, 1.200 alunos, 90 professores, 120 colaboradores, vestibular anual, cursos semestrais e em seu DNA institucional uma “contínua perseguição por um ensino de qualidade”, explica Zelly.

Em 2001, a Faculdade Toledo conseguia no Provão uma avaliação C nos cursos de Direito e Administração. Após uma adequação de conteúdo, em 2006, a instituição ficou com avaliação 4 nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. “Em 2012, tivemos conceito máximo no Enade, com quatro avaliações 5 nos cursos de Direito, Administração, Gestão Financeira e Marketing, e um 4 em Ciências Contábeis”, comemora a diretora acadêmica da instituição.

Para Yara Pires Gonçalves, coordenadora pedagógica da Faculdade Toledo, “é a partir da organização didática pedagógica que se mostra o ponto de onde tudo se encontra e como tudo tem de ser feito para obter os resultados satisfatórios”. Segundo ela, “o planejamento tem de ser minucioso, a gestão alinhada com o DNA da Instituição, sua missão, visão e valores e todos os projetos atualizados o tempo todo para atender às exigências de regulação, integrando pesquisa, ensino e extensão.”

Jornada Regional de Ribeirão Preto

Data: Dias 1º e 2 de abril

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Ibis
End.: Av. Braz Olaia Acosta, 691 Torre A – Jardim Califórnia

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – Fone: 11 2069-4416

 

Programação: 

Dia 2:

8h30: Recepção dos inscritos

9h00-12h00

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – ProUni, Medidas Cautelares, Calendário Regulatório MEC, Alterações na Portaria 40/2007, INSAES.

José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp

12h00 – 13h00: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h00

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PESQUISADOR INSTITUCIONAL

Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini – Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online .

 Atendimento imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado / (11) 3129-8737 / [email protected]