Comitiva de Moçambique visita Semesp

Educadores vieram para conhecer e analisar programas brasileiros

 de levantamento de dados estatístico-educacionais

e de avaliação do ensino superior

Leon Cremonini, pesquisador associado do Centro de Ensino Superior da University of Twente (da Holanda), Eduardo J. Sitoe, presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade de Ensino Superior (CNAQ/MINED), professor da Essex/UK e consultor sênior de Governo & Políticas Públicas e o doutor e reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Patrício V. Langa estiveram nesta quarta-feira (12) visitando o Semesp.

A comitiva está no Brasil para conhecer o sistema de ensino brasileiro, além de ser responsável pela criação de um novo sistema de avaliação em Moçambique. “Nós não conseguimos aplicar o exame nacional por cursos a todos os estudantes e todas as universidades públicas e privadas. Esse é o grande problema que viemos ver como o Brasil está resolvendo”, disse o professor e representante da delegação, Eduardo Júlio Sitoe. Ele considera o Brasil bastante avançado na avaliação de alunos e instituições de ensino superior.

O grupo, que representa o Conselho Nacional de Acreditação e Garantia da Qualidade do Ministério da Educação de Moçambique, esteve também no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) e na Diretoria de Estudos Estatísticos (Deed), além de instituições de ensino superior em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa: [email protected] – Fone: 2069-4419