No primeiro dia do evento, 21 estados brasileiros estão representados nas três sessões de apresentações, divididas em 265 paineis e 499 salas

 Aplicativo para deficientes visuais enviarem mensagens  por smartphones Android é o destaque do primeiro dia

 Começou nesta sexta-feira o primeiro dia do 12º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo em parceira com a Universidade São Judas (Unidade Mooca). Serão apresentados 764 trabalhos, em três sessões, divididos em 265 paineis e 499 salas.

Na abertura do evento, Francisco Solano Portela Neto, diretor do Semesp e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, representando o presidente do sindicato Hermes Ferreira Figueiredo, falou sobre o engajamento de mais de 250 instituições de ensino superior, representando 21 estados da federação, na participação do maior evento do gênero no País. “A cada ano o Conic recebe um número maior de trabalhos e todos com muita qualidade e inovação. A participação das IES privadas é de 80% e os números mostram a importância de estimular cada vez mais os alunos nesse processo.”

Luiz Antonio Baffile Leoni, coordenador responsável por Ciências, Biológicas e Saúde, representando o Diretor do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, Antônio José da Silva, disse que a melhor forma de estimular  estudantes à iniciação científica é viabilizar a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento humano. “É por meio do intercâmbio de informações que os alunos aperfeiçoam seus conhecimentos e têm oportunidades no mercado de trabalho, exercendo, com competência, a futura profissão”, concluiu.

Cecília B. Pires Tavares de Anderlini, diretora do Semesp e das Faculdades Integradas de Botucatu (Unifac), entregou a Angelo Sebastião Zanini, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e de Ciência da Computação da São Judas, a placa comemorativa pelo empenho da universidade, que apresentou 186 trabalhos. “A inovação move o mundo e cada vez mais temos de questionar processos, melhorar as pesquisas e promover a iniciação científica entres os jovens”, disse Zanini.

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados, nos últimos anos, comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e abre possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, disse Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Destaque do dia

Dentre os trabalhos que estão sendo apresentados e avaliados, chamou a atenção neste primeiro dia de evento, o aplicativo inovador para Android desenvolvido por três alunas da Faculdade Jaguariúna – Amanda Del Vecchio Barbosa, Débora Cibely Vieira da Silva e Jéssica Regina de Almeida, que permite a deficientes visuais escreverem mensagens de texto utilizando telas touchscreen de smartphones. A invenção está disponível para teste durante todo o CONIC.

Números

O número de trabalhos foi recorde na edição desse ano: 1.949 trabalhos foram enviados para inscrição (contra 1.932 em 2011). Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 664 (43%) e os em andamento 872 (57%).

A região Sudeste concentra a maior participação esse ano. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados. Ao todo são 21 estados participando do 12º Conic.

Os números registram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.

Serviço

 12º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP

Data: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2012

Horário: Dia 30/11, das 9h30 às 18h

                   Dia 1º/12, das 9h às 16h
Sessões: 11h às 13h; 14h às 16h; 16h às 18h.

Local: Universidade São Judas Tadeu – Unidade Mooca
End.: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo – SP
*próximo à estação Bresser do metrô.