Técnicas de marketing mais modernas para se captar alunos e o uso dos fundos de financiamento para ampliar o número de alunos ou mantê-los nas IES, foram os assuntos abordados durante a 9ª Jornada Regional de São José dos Campos por Torio Barbosa, CEO da Educa Comunicação Educacional e Alexandre Mori, assessor técnico do Semesp para auxílio ao ProUni e FIES.

Torio Barbosa alertou que cada vez mais as instituições de ensino superior usam verbas gigantescas em publicidade via TV, mas não percebem que existem outras formas mais baratas de marketing, como captar alunos via off line, ou seja, com o uso de call centers para monitorar as preferências de cada possível candidato a um determinado curso. “Temos de insistir ligando para alunos que estão indecisos, mostrando que nos preocupamos com o futuro deles, mas sem sermos chatos. Basta um minuto apenas”, disse.

Ele não descartou a possibilidade do uso de um Facebook para fazer o e-mail marketing e captar mais alunos. “Podemos enviar um e-mail marketing a um determinado perfil de aluno, mas temos de tomar cuidado para não expor a IES de uma maneira que invada o espaço dessa pessoa.”

Alexandre Mori falou sobre a importância de uma IES ter dois ou mais funcionários cuidando de alunos que precisam do FIES ou um departamento só para tratar desse financiamento, pois não se pode perder prazos para aditamento dos contratos “O financiamento estudantil é um dos principais contribuintes para o crescimento da base de alunos e dos índices de retenção das instituições de ensino superior privadas. Os alunos do FIES estão matriculados nos cursos mais caros, representando um tíquete médio superior ao dos estudantes que não estão vinculados ao fundo. Na Kroton Educacional, por exemplo, uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, o tíquete médio dos alunos com FIES em julho  de 2012 era de R$ 737,41 – contra R$ 501,49 dos estudantes que não aderiram ao financiamento, uma diferença de 47%”, disse Mori.

A importância é tamanha, que Mori lembrou do número de inscritos no financiamento no Vestibular de 2012 (2.106). No vestibular de 2013 foram 2.509 inscritos e de agosto de 2012 a janeiro de 2013 foram 498 contratos. Outro dado importante revelado por Mori é que o FIES abaterá mensalmente, por solicitação expressa do estudante, 1,00% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período. “O aluno poderá solicitar o abatimento independentemente da data de contratação do financiamento, desde que tenha, no mínimo, um ano de trabalho ininterrupto como professor em efetivo exercício na docência na rede pública de educação básica com jornada de trabalho de, no mínimo, 20 horas semanais.”