Especialista dos EUA vem mostrar como é possível melhorar

a competitividade das instituições acadêmicas brasileiras

 

Fenton L. Broadhead, da Brigham Young University, relatará no 15º FNESP como sua instituição saiu do vermelho para assumir uma posição de qualidade percebida pela sociedade e pelas grandes organizações

O 15º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp),  se inicia nesta quinta-feira (26) e termina na sexta-feira (27) no Hotel Renaissance em São Paulo e trará ao Brasil o vice-presidente acadêmico da Brigham Young University, Fenton L. Broadhead, que vai relatar como a instituição de Idaho (EUA), que passava por uma séria crise financeira e via diminuir o número de alunos matriculados a cada ano, conseguiu mudar o seu DNA institucional e assumir uma posição de qualidade que foi percebida pela sociedade e pelas grandes organizações.

Broadhead vai abordar durante sua palestra nessa quinta-feira (26), às 11 horas, a adoção de medidas como o ensino híbrido, que mistura o presencial com o ensino a distância; mudança no perfil do corpo docente, capacitando e estimulando professores a trabalhar mais cooperativamente e com grupos diversificados; utilização maior de tecnologia como ferramenta de ensino; inovações acadêmicas e nos métodos de ensino; reformulação curricular e contatos com empresas para parcerias e captação de recursos, que foram implantadas pelo palestrante para melhorar a competitividade da Bhigham Young University.

Além disso, o especialista explicará como foram introduzidas as inovações acadêmicas, o uso da tecnologia como forma de ensinar mais adaptada à realidade da universidade, de que maneira foram feitas a reformulação curricular e a preparação do grupo docente para as mudanças definidas pelos gestores, de como foi feita a captação de recursos que permitiu que a Brigham saísse definitivamente da difícil situação financeira em que se encontrava, e vai também orientar os mantenedores e gestores presentes ao fórum sobre como aumentar a competitividade a partir da experiência norte-americana.

Na mesma sessão, o pesquisador do Instituto de Educação, da Universidade de Londres, Luiz Fábio Mesquiati, apresentará seu trabalho como representante e vice-reitor para a América Latina daquela universidade, pontuando as complexidades e diversidades para a competitividade e revelando as dicas de boa governança e gestão dos reitores de grandes instituições de ensino superior londrinas.

Já Carlos Alberto G. Filgueiras, sócio, conselheiro e CEO da Devry Brasil, mostrará quais os diferenciais entre as instituições de ensino tradicionais, filantrópicas, de gestão familiar e voltadas à lucratividade para tornarem-se competitivas respeitando suas particularidades e fazendo as mudanças necessárias para concorrerem em igualdade, além de sua experiência como gestor de uma instituição internacional que assume uma nacional.

A sessão trará ainda como mediador dos debates, Rogério Massaro Suriani, assessor acadêmico da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

Serviço

15º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Data: 26 e 27 de setembro de 2013

Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 1.620 – Jardins – São Paulo – SP

 

Informações para a imprensa:

Ana Purchio – (11) 2069-4419

[email protected]