Boas práticas de ensino

 

Encerramento do 16º FNESP teve debate entre alunos e mantenedores

e entrevistas com Caco Barcelos, do Profissão Repórter. 

São Paulo – O 16º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) se encerrou nesta sexta-feira (26 de setembro) com a apresentação de um documentário sobre as boas práticas de ensino e as experiências de aprendizado de estudantes de ensino superior.

O documentário foi montado pela equipe do Profissão Repórter, da Rede Globo, e após o vídeo o apresentador Caco Barcelos e seu produtor, Caio Cavechini, fizeram perguntas aos três estudantes que participaram da reportagem: Isabella Farno Taccolini (ESPM), Iago Rodrigues, (Unisal) e Walter Chiochetta (Anhanguera). Os comentários e colocações dos estudantes eram intermediados pela vice-presidente acadêmica do Grupo Kroton/Anhanguera Educacional,  Ana Maria Sousa e, também, participação da plateia.

O estudante mais velho, Walter Chiochetta, de 53 anos, que cursa engenharia eletrônica na Anhanguera, disse que “as aulas práticas são fundamentais para o seu aprendizado e que a presencial será sempre insubstituível, pois a interação entre aluno e professor tem de ser ao vivo”. Já o estudante de Direito da Unisal, Iago Rodrigues, de 21 anos, afirmou que o “aluno é o protagonista de sua vida universitária e é ele quem deve dar o feedback ao professor, cabendo ao mestre apenas acompanhar o desenvolvimento do pensamento do aluno e colocá-lo à frente do seu conhecimento.” A estudante de publicidade e propaganda da ESPM, Isabella Taccolini, de 20 anos, admitiu que os cursos a distância “não funcionam” para o seu “jeito de ser” e enfatizou que “as IES precisam estar preparadas para aceitar o aluno que fica plugado o tempo todo em sala de aula”.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp . E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse:  http://www.uc.semesp.org.br

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / Cel. 11 94208-7576 – [email protected]

Ana Carolina Machado/ 11 3129-8737 / [email protected]