Henrique Meirelles diz no 17º FNESP que para gerar crescimento sustentável há problemas estruturais a serem resolvidos, sendo um deles a educação baixa

O ex-presidente do Banco Central do Brasil e atual presidente do Conselho da J&F, Henrique Meirelles, disse nessa quinta-feira (dia 24/9), durante 17ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que o contínuo avanço na educação fará a distribuição de renda no Brasil ficar cada vez mais justa, impulsionando o consumo de bens duráveis, melhorando o ambiente de negócios e tornando os investimentos mais atraentes.

Ao apresentar um “Panorama da Economia e os impactos no setor educacional”, o palestrante disse que para gerar crescimento sustentável há problemas estruturais a serem resolvidos, sendo um deles a educação baixa. Para Meirelles as propostas para melhorar o ambiente econômico envolvem “primeiramente se fazer um ajuste fiscal e controlar a inflação, cortar gastos públicos e administrativos para  manter o grau de investimento”.

Meirelles afirmou que as propostas devem estimular o crescimento da produtividade e, para tanto, reduzir as distorções e a acumulação ao capital físico e fomentar a acumulação de capital humano, o que significa melhorar a educação e a saúde dos trabalhadores. Segundo ele, para reduzir as distorções ao capital físico é necessário diminuir a carga tributária e aumentar o investimento em infraestrutura.

Para o ex-presidente do Banco Central, esses objetivos devem ser atingidos sem comprometer o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade e da dívida do governo.

SERVIÇO

17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade, formação de modelos e ensino

Data: 24 e 25 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias/ 11 3129-8737 / [email protected]