O problema maior não é a sua falta de experiência no setor de educação porque o novo ministro Abraham Weintraub pode se cercar de bons secretários. O que me preocupa é ele fazer uma gestão pautada, novamente, em questões ideológicas, de combate ao ‘marxismo cultural’, e continuar essa falta de foco”, disse Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil.

Para Rodrigo Capelato, o governo precisa urgente de um plano estruturado para a educação, independente de quem esteja à frente da pasta, com ampla participação do Conselho Nacional de Educação, das secretarias de educação estaduais e municipais e instituições representativas da sociedade.

“O Brasil precisa estabelecer políticas públicas consistentes e de longo prazo para guiar a educação e assumir uma agenda de metas e propostas. Mas há uma agenda de curtíssimo prazo que tem que ser cumprida para enfrentar questões urgentes, como a regularização do sistema do Fies, já que cerca de 1 milhão de contratos não foram renovados até o momento, a reestruturação do Fundeb, fundamental para melhorar a formação dos professores, e a compra de material didático, sem o que a educação pode entrar em colapso ainda neste ano”, afirma Capelato.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

 

Mais informações para a imprensa

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237