Os especialistas Fabiano Canton, da Relacione, e Alexandre Mori, assessor técnico do Semesp para auxílio ao ProUni e FIES, encerraram o primeiro dia da Jornada Regional de Marília e mostraram as técnicas de marketing e as melhores formas para se captar recursos e usar os fundos de financiamento para ampliar o número de alunos ou mantê-los nas IES.

Fabiano Canton comparou os modelos de captação de recursos disponíveis tanto no mercado brasileiro quanto no americano, citando exemplos que têm dado certo nos dois lugares, e explicou como as IES devem se preparar para auxiliar alunos a selecionarem e optarem pelas melhores formas de financiamento estudantil.

Canton alertou ainda que é cada vez mais necessário captar alunos via off line, ou seja, com o uso de call centers para monitorar as preferências dos seus alunos. “Temos de insistir com alunos que estão indecisos, mas com uma persistência sem ser chata, ou seja, mostrando que nos preocupamos com o aluno e com o futuro dele. Houve um caso em que ligamos 29 vezes para uma aluna e ela acabou por continuar no curso que já estava desistindo”, revelou.

Alexandre Mori alertou os representantes das mantenedoras presentes no evento da importância de se manter pelo menos dois funcionários cuidando de alunos que precisam do FIES, além de lembrar que não se pode perder prazos para aditamento dos contratos com o FIES. Ele foi mais além ao afirmar que “o financiamento estudantil por meio do FIES hoje não só traz alunos para a universidade, como também mantém o aluno na instituição.”