Durante o evento, no próximo dia 14, em formato totalmente on-line, será apresentado o Panorama do Ensino Superior, com dados estatísticos e mercadológicos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Evento anual realizado pelo Semesp (entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil) há 17 anos em várias regiões do estado de São Paulo e em Minas Gerais, com o objetivo de disseminar ainda mais conhecimento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país, as Jornadas Regionais chegam pela primeira vez à região Sul do Brasil. Por conta da pandemia de Covid-19, essa edição das Jornadas Regionais será realizada em formato totalmente on-line no próximo dia 14, a partir das 9h20.

Durante o evento, será apresentado o Panorama do Ensino Superior, com dados estatísticos e mercadológicos, panorama econômico e tendências do setor de ensino superior privado e público dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de dados do setor no Brasil e estimativas para 2021, e também um guia sobre como implementar um programa de crédito educativo próprio e ofertar aos estudantes para o custeio das mensalidades.

Para auxiliar as IES na elaboração de estratégias e planejamento, as instituições, gestores e educadores da região Sul também irão acompanhar palestras sobre temas de interesse do setor educacional, como legislação aplicada em tempos de pandemia, que trata do ensino remoto e a modalidade EAD e os aspectos que disciplinam suas ofertas, os protocolos necessários, teletrabalho, a oferta de disciplinas práticas e a necessidade do regulamento e como se preparar para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados.

O evento é voltado para mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores.

As Jornadas Regionais são gratuitas para associados do Semesp. Mais informações e inscrições pelo link https://www.semesp.org.br/eventos/jornadas-regionais/?local=sul ou telefone (11) 2069-4444.

Evento: Jornadas Regionais do Semesp Sul do Brasil
Data: 14 de maio de 2021
Horário: das 9h20 às 12h00
Local: On-line
Investimento: Associados do Semesp: Gratuito / Não associados: R$500,00
Mais informações e inscrições: https://www.semesp.org.br/eventos/jornadas-regionais/?local=sul ou (11) 2069-4444.

Programação Jornadas Regionais do Semesp Sul do Brasil

09h20 – Abertura com a profª Lúcia Teixeira, presidente do Semesp

09h30 – Ideias e oportunidades por meio de dados estratégicos do Sul do Brasil e passo a passo para a construção do crédito estudantil próprio, com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, e Alexandre Mori, gerente de Programas de Financiamentos do Semesp
Serão apresentados dados estatísticos e tendências do setor de ensino superior na região para auxiliar as instituições de ensino superior na elaboração de estratégias, planejamento e gestão, e um guia sobre como implementar um programa de crédito educativo próprio e ofertar aos estudantes para o custeio das mensalidades.

10h50 – Perguntas e Respostas

11h00 – Café com conversa
Pausa para o café? Vamos bater papo e entender as necessidades e dificuldades que as IES da região estão enfrentando.

11h20 – Legislação aplicada em tempos de Pandemia, com José Roberto Covac, diretor Jurídico do Semesp
Com o objetivo de amparar as IES em relação às constantes alterações na legislação educacional, essa palestra abordará diversos assuntos jurídicos que vão desde o ensino remoto e a modalidade EAD e os aspectos que disciplinam suas ofertas, os protocolos necessários, teletrabalho, a oferta de disciplinas práticas e a necessidade do regulamento, até a relação contratual com aluno e como se preparar para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados.
Leia a matéria ‘Legislação aplicada na pandemia”, em que o advogado José Roberto Covac fala sobre a atuação do CNE e do Ministério da Educação durante a covid e os desafios de 2021, como a nova Lei Geral de Proteção de Dados

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp