7ª Missão Técnica do Semesp tem início  na cidade de Munique, na Alemanha.

Mais de 30 mantenedores de IES de diversas regiões do Brasil participaram de palestras na Universidade Técnica de Munique 

 

Fotos: Divulgação Semesp/Renata Favaron

Neste domingo (3 de maio) teve início a 7ª Missão Técnica Semesp na cidade de Munique, na Alemanha. Mais de 30 participantes de diversas regiões do Brasil assistiram a palestra do Prof. Nazem Nascimento que explicou como funciona o sistema de educação alemão.

Após a palestra, os participantes puderam desfrutar de um jantar no restaurante Ratskeller e compartilharem as impressões sobre o sistema de educação da Alemanha.

Na manhã dessa segunda-feira (dia 4), o grupo fez sua primeira visita à  Universidade Técnica de Munique, onde acompanharam as palestras do Prof. Stefan Marz sobre a instituição, a sua missão e a transferência de tecnologia.  Marz abriu o programa descrevendo a TUM – Universidade Técnica de Munique, fundada em 1868 e que hoje possui 160 cursos e cerca de 37 mil  alunos matriculados na graduação. Também destacou as áreas objetos de pesquisa e o forte relacionamento da universidade com as empresas.

Em seguida, a Profa. Vanessa Grunhagen detalhou como a universidade trabalha a internacionalização e as possibilidades de intercâmbio e mostrou  como a TUM atua internacionalmente, com programas de intercâmbio que a instituição mantém com universidades de diversos países. Ela ainda informou que a TUM possue escritório em São Paulo e está aberta para novas parcerias.

A terceira e última palestra do período da manhã terminou com a apresentação do Prof. Armin Pircher sobre inovação. Ele discorreu sobre o comportamento inovador e destacou quais fatores estimulam a inovação sobre os aspectos pessoal, profissional, organizacional e de trabalho em equipe, apresentando o modelo dos cinco grandes pontos da personalidade fundamentais para propiciar inovação: Openness (capacidade receptiva), Conscientiousness (consciência), Extraversion (extroversão), Agreeableness (amabilidade) e Neuroticism (instabilidade emocional).

Nesta terça-feira (dia 5), o grupo de gestores irá conhecer a Escola Profissionalizante de Munique.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 3129-8737 / [email protected]