2ª Conferência Internacional de Educação: Inovação Acadêmica reúne especialistas dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil
Encontro sediado na Costa do Sauípe, com apoio do Semesp,  reuniu mais de 200 gestores educacionais, representando 80 instituições de ensino superior de 15 Estados

Salvador – Cerca de 200 gestores educacionais participaram nos dias 24 e 25 de abril, na Costa do Sauípe (BA), da segunda edição da Conferência Internacional de Educação: Inovação Acadêmica. O evento, organizado pelo Instituto Expertise (www.institutoexpertise.org.br) e a Editora Segmento (www.editorasegmento.com.br), com apoio do Semesp, contou com representantes de 80 instituições de ensino superior, de 15 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Distrito Federal).

Com a participação de educadores da Harvard University, University of Toronto, Olin College, Tecnológico de Monterrey e de outras instituições nacionais, a Conferência reuniu, mais uma vez, no País alguns dos maiores especialistas mundiais, disseminando novas metodologias de ensino e aprendizagem para a melhoria da capacitação de professores e gestores educacionais, tanto do ensino superior como da educação básica.

Entre os pesquisadores internacionais, o encontro contou com os especialistas americanos Colin Fredericks, professor da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Jonathan Stolk, phD e professor de Engenharia Mecânica e Ciência dos Materiais no Olin College, uma das mais inovadoras faculdades de engenharia do mundo. Do Canadá,  Tony Chambers, da University of Toronto, considerado um dos grandes pesquisadores sobre liderança no ensino superior do Canadá.

Do México, um dos principais cases de Ensino a Distância (EAD) no mundo, o modelo do Tecnológico de Monterrey, primeira universidade da América Latina a se conectar à internet, em 1989.

Para a Diretora Acadêmica do Instituto Tecnológico de Monterrey, Maria del Socorro Marcos, o eventou  apresentou as principais inovações do cenário acadêmico. “Debatemos aqui, entre outros assuntos, o uso a tecnologia para tornar a aprendizagem coerente com as características dos nossos alunos que, por vezes, aprendem em ritmos diferentes e em diferentes métodos. O ponto de todas as inovações é o seu uso  para melhorar o nosso processo de ensino-aprendizagem, formando, assim, melhores alunos no futuro”, resume.

A Conferência Internacional de Educação de 2014 debateu ainda o impacto dos Moocs (massive open oline courses), gamificação do ensino, metodologias ativas e o perfl do professor.

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