Congresso de iniciação científica tem início na UNICID com divulgação do Perfil do Aluno de Iniciação Científica 

  • Durante os dois dias do evento serão apresentados mais de 1.700 trabalhos de cerca de 3 mil alunos, das 240 IES, de 23 estados brasileiros. 
  • Estudo revela que os alunos são majoritariamente brancos, tem renda familiar de até 4,5 salários mínimos e mais da metade são filhos de pais com ensino médio. 

Começou nesta sexta-feira (28) o primeiro dia do 14º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo em parceira com a Universidade de São Paulo (UNICID), em São Paulo. Durante os dois dias do evento, serão apresentados 1.718 trabalhos, por 2.918 alunos, de 242 instituições de ensino superior de 23 estados da federação brasileira.

Na abertura do evento, o presidente do sindicato, Hermes Ferreira Figueiredo, lembrou da primeira edição do CONIC, em 2001, na Cruzeiro do Sul  e enfatizou que “a iniciação científica precisa ser cada vez mais incentivada, pois é responsável por proporcionar um impulso maior na vida dos estudantes de graduação para que se tornem profissionais preparados para o mercado e ainda  com um estímulo maior para seguir a carreira acadêmica”.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou a pesquisa com o 4º Perfil do Aluno de Iniciação Científica.  Segundo ele, a maioria dos alunos (62,6%) ainda não tem bolsa de estudos e há pouco incentivo governamental com bolsas do CNPQ. “Dos participantes do CONIC, 77,6% estão matriculados em IES privadas e apenas 22,4% nas públicas, sendo que 74,2% desses alunos consideram que o programa tem grande contribuição para sua formação”, informou.

Na rede privada, 39,4% disseram receber algum tipo de bolsa de estudo ou financiamento para custear as mensalidades do curso. A maioria deles, 29,3%, recebe auxílio oferecido pela própria instituição de ensino superior. Um total de 16,1% é formado por bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni), 14,7% recebem outro tipo de bolsa oferecida pelo governo estadual, distrital ou municipal e 13,4% têm o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

O estudo revela ainda que os alunos são majoritariamente brancos, grande parte tem renda familiar de até 4,5 salários mínimos e mais da metade são filhos de pais com formação até o ensino médio. “Isso mostra que além de ser a primeira geração a ingressar no ensino superior, os estudantes estão ainda na iniciação científica, imagina o quanto isso pode transformar uma realidade. Historicamente, esse aluno nem chegaria ao ensino superior”, disse Capelato.

Em relação aos cursos, o de administração (17,3%) foi o que apresentou o maior número de alunos de iniciação científica na rede privada, seguidos das carreiras de direito (12%), pedagogia (10,3%), enfermagem (6,1%) e ciências contábeis (5,7%). Na rede pública, o curso de pedagogia foi o mais procurado (9,8%), seguido pelos de biologia (7,1%), letras (6,1%), medicina (4,8%) e administração (4,5%).

Na abertura do CONIC também estavam presentes o reitor e o coordenador de iniciação científica da UNICID, Luiz Henrique Amaral e Richard Eloin Liebano e o vice-presidente do Semesp, Thiago Pêgas.

Números 

O 14º CONIC teve novamente recorde de participações. Foram 2.004 trabalhos inscritos contra 1.887 trabalhos em 2013 e 1.845 trabalhos em 2012. Desses, 1.718 foram aprovados para apresentação no Congresso. Os números registram um crescimento de mais de 100% na comparação com a quinta edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e aumento de 6,2% na comparação com a edição do ano passado.

Os trabalhos foram produzidos por 2.914 alunos pesquisadores autores e coautores (contra 3.408 em 2013) e orientados por 1.217 professores (contra 1.291 professores ano passado) de 240 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. As áreas habilitadas são: Ciências Biológicas e da Saúde (685 trabalhos aprovados – 294 concluídos e 391 em andamento); ciências exatas e da terra (179 trabalhos aprovados – 42 concluídos e 137 em andamento); ciências humanas e sociais (429 trabalhos aprovados – 154 concluídos e 275 em andamento); ciências sociais aplicadas (209 trabalhos aprovados – 117 concluídos e 92 em andamento) e engenharias e arquitetura (216 trabalhos aprovados – 71 concluídos e 145 em andamento). Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, o Congresso contará novamente com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental. 

Serviço

14º CONIC-SEMESP

UNICID – Universidade Cidade de S. Paulo

Rua Cesário Galeno, 475 – Tatuapé – São Paulo – SP

Data do evento: 28 e 29 de novembro de 2014

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4416

Sobre o Conic 

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001, mas foi a partir de 2005 que o número de inscritos foi contabilizado pelo Semesp, e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional. 

Sobre o Semesp 

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp. E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse: http://www.uc.semesp.org.br. 

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