Economia da Educação: geração de valor para a sociedade.

 

 O evento acontecerá nesta quinta e sexta-feiras (dias 24 e 25), em São Paulo, e terá na abertura o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

 

A 17ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp –  acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo, e tem como tema: Economia da Educação: geração de valor para a sociedade.

Para abrir o evento o Semesp convidou o ex-presidente que mais tempo ficou no Banco Central – de 2003 a 2010 – o engenheiro, mestre em Administração de empresas, executivo do setor financeiro nacional e internacional, colunista do jornal Folha de S. Paulo e atual presidente do Conselho da J&F, Henrique  Meirelles que dará um “Panorama da Economia e os impactos no setor educacional”.

Segundo o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, a escolha do especialista foi acertiva no momento em que “a principal função da Educação Superior é formar o capital humano necessário para o desenvolvimento do Brasil e a melhoria da produtividade nas organizações públicas e privadas. E a Economia da Educação estuda o valor que a Educação gera para a sociedade, um tema atual que nos convida a reavaliar a eficiência e a eficácia dos investimentos realizados pelos gestores da educação e dos programas de financiamento estudantis, pós medidas tomadas pelo Governo”.

Dados como os relatórios da OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development mostram que há relação entre aplicação de recursos na educação e melhoria da qualidade, desde que o uso dos recursos tenha planos bem executados, controle dos gastos e exigência dos resultados. O mesmo acontece com o PNE – Plano Nacional da Educação no Brasil, que determina que 10% do PIB deverá ser destinado a Educação. O aumento dos recursos é bem-vindo, desde que haja conhecimento sobre a dinâmica da educação, visão de futuro, cooperação, monitoramento dos resultados e capacidade de replanejamento.

“O PNE contribuirá com o aumento da demanda pela educação e com o desenvolvimento do país e as IES – Instituições de Ensino Superior exercerão um papel estratégico fundamental neste processo, sendo corresponsáveis pela geração de empregos, investimentos em infraestrutura e impacto na economia local, regional e nacional”, continua Capelato.

Responsáveis pela formação do capital humano, as IES precisarão dialogar e intensificar sua relação com os diversos setores que empregam os egressos, além de compreender o perfil dos jovens e dos profissionais do século XXI. “Provavelmente, estes jovens terão demandas diferenciadas e não consumirão modelos de ensino convencionais, que pouco utilizem de tecnologia e que não foquem no protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem”.

A Economia da Educação preocupa-se com a eficiência dos modelos de ensino e da aprendizagem, a integração de ensino e tecnologia, a reorganização dos espaços de aprendizagem e com as demandas dos jovens. A parceria entre o setor público e privado e o investimento em educação também serão elementos estratégicos para países que pretendem ser protagonistas na sociedade do conhecimento. O 17° FNESP, ao abordar o tema Economia da Educação, propõe a todos os participantes uma profunda reflexão e um debate que poderá gerar um conjunto de orientações para melhorar a eficiência e a eficácia do sistema educacional brasileiro, além de alternativas para aumentar a competitividade das IES, em um ambiente de crise econômica.

Os temas a serem discutidos abrangerão quais os impactos da educação superior no crescimento econômico dos países e na formação das pessoas; qual o impacto das IES na economia e como melhorar a eficiência dos programas de financiamento e do sistema de educação superior do Brasil; qual o papel das IES na formação das pessoas e como elas podem intensificar o vínculo com a sociedade e com os demais níveis de ensino; como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia, além do que os estudantes esperam do ensino superior e se há sintonia entre as expectativas dos jovens e o modelo de ensino superior atual.

SERVIÇO

17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade

Data: 24 e 25 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP

 

Programação 17º FNESP:

Dia 24 de Setembro

08h30: Credenciamento

09h00: Abertura – Deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara.

09h30 – Panorama da Economia e os impactos no setor educacional.
Henrique Meirelles – Ex-Presidente do Banco  Central do Brasil.

Presidente de Sessão: José Carlos de Souza Junior – Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

10h30 – Coffee-Break

11h00: O impacto da educação superior no crescimento econômico dos países e na redução das desigualdades.

Dirk Van Damme – Centre for Educational Research and Innovation – CERI / OECD

Paulo Roberto Corbucci – Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Presidente de Sessão: João Otávio Bastos Junqueira – Reitor do Centro Universitário Octávio Bastos – Unifeob

13h00: Almoço oferecido pelo evento

14h00: A importância de sistemas de educação diversificados para a maximização do valor da educação para a sociedade.

Mozart Ramos Neves – Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

Diego Ambasz– Pesquisador Sênior em Práticas Globais de Educação do Banco Mundial

Presidente de Sessão: Fábio Garcia Reis – Diretor de Operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal

15h30: Coffee-break

16h00: O papel das IES na formação das pessoas e seu efeito multiplicador na sociedade.

Denis Mizne – Fundação Lemman

Ana Maria Diniz: Diretora do Instituto Península

Gustavo Ioschpe  – Articulista da revista Veja e colunista da Folha de São Paulo

Presidente de Sessão: Fabíula Pimentel – Diretora Acadêmica da CETEC Educacional

17h30: Coquetel de networking e Lançamento do livro“Organizações Sustentáveis na educação superior – (Re)pensando a gestão acadêmica para aumentar a competitividade”.


Dia 25 de Setembro

9h00: Como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia.

Vidal Martins – Pró-Reitor Acadêmico da PUC/PR

John O’Brien – CEO da Educause

Presidente de Sessão: Ricardo Cançado – Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Anima

10h30 – Coffee-Break

11h00: O que os estudantes esperam das IES e como adequar o modelo de ensino superior para garantir a inclusão.

Alfredo Motta – coautor do livro “Código Y – decifrando a geração que está mudando o país”.

Arapuan Medeiros da Motta Netto – Reitor da Unisuam/RJ

Presidente de Sessão: Beatriz Eckert Hoff – Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

13h00: Almoço oferecido pelo evento

14h00 – O papel estratégico da educação para a sociedade.

Erasto Fortes Mendonça,  presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Rubens Martins, assessor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES

Presidente de Sessão: José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp.

15h00 – Encerramento

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias/ 11 3129-8737 / [email protected]