Maior Congresso de Iniciação Científica do País

tem como tema O Ano Internacional da Luz

15º edição do CONIC Semesp será em Ribeirão Preto, na UNAERP

O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior realiza a  15ª edição do CONIC-SEMESP – Congresso Nacional de Iniciação Científica, dias 27 e 28 de novembro na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

“O objetivo dessa iniciativa é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico com potencial para ser viabilizado como projetos de aplicação na prática e favorecer a criatividade e a geração de conhecimentos. Por isso premiamos e incentivamos o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos, a pesquisa, a arte e a cultura, buscando facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado”, diz Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores, o Semesp se esforça para dar a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados durante o CONIC, “criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados” complementa Capelato.

A edição deste ano do CONIC-SEMESP definiu o tema do evento como o “Ano Internacional da Luz”, uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Esse tema havia sido definido no dia 20 de dezembro de 2013, durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Dados 14º Conic Semesp

Na edição de 2014, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.004 trabalhos contra 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Desses, 1.718 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 2.914 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.217 professores de 240 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (685), Ciências Exatas e da Terra (179), Ciências Humanas e Sociais (429), Ciências Sociais Aplicadas (209) e Engenharias e Tecnologias (216).

15º CONIC-SEMESP

UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto

Av. Costabile Romano, 2.201 – Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP

Inscrições: De 13 de julho a 28 de agosto – Acesse: www.conic-semesp.org.br/conic2015/inscricao.php