Maior Congresso de Iniciação Científica do País

abre inscrições em Julho

 

Evento deste ano será na cidade de Campinas (SP)

 

No próximo dia 22/07 o Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, começa a receber as inscrições para o 13º CONIC-SEMESP – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que este ano será realizado na Faculdade Anhanguera de Campinas (SP).

O objetivo dessa iniciativa é identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico com potencial para ser viabilizado como projetos de aplicação prática. “As instituições privadas de ensino superior entendem que a pesquisa científica, favorece a criatividade e a geração de conhecimentos. Por isso incentivamos o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos, a pesquisa, a arte e a cultura, buscando facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado”, analisa Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.

Além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores, o Semesp se esforça para dar a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados durante o CONIC, “criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, através do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados” completa Rodrigo Capelato, diretor executivo.

Podem inscrever trabalhos no CONIC-SEMESP alunos brasileiros ou estrangeiros regularmente matriculados em um curso de graduação de instituições privadas ou públicas no país e, como orientadores, professores com grau mínimo de mestrado, brasileiros ou estrangeiros. As áreas habilitadas para receber os trabalhos de iniciação científica são: ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e da terra; ciências humanas e sociais; ciências sociais aplicadas e engenharias e teconolgias.

Na edição de 2012, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 1.949 trabalhos contra 1.932 em 2011. Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 664 (43%) e os em andamento 872 (57%).

A região Sudeste concentrou a maior participação. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados. Os números registram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.

Serviço

13º CONIC-SEMESP

Faculdade Anhanguera de Campinas (SP) – unidade 3

Rua Luiz Otávio, 1.313 – Taquaral – Campinas (SP)

Inscrições: de 22 de julho a 30 de agosto

Data do evento: 29 e 30 de novembro de 2013

O tema do evento será 2013 – Ano Internacional de Cooperação pela Água e o regulamento completo do Congresso pode ser acessado no site www.conic-semesp.org.br