10ª Jornada Regional de Marília debate políticas e legislação educacionais, gestão acadêmica com otimização de resultados no Enade e melhores opções de financiamentos estudantis

 Análise econômica completa e atualizada do ensino superior da Região Administrativa de Marília, Bauru, Presidente Prudente e Sorocaba será apresentada aos mantenedores da cidade de Marília, na próxima quarta-feira (26/2).

Como fazer uma gestão acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade ou ainda oferecer a alunos as melhores modalidades de bolsas de estudo e financiamento estudantil? Respostas para essas questões serão apresentadas por especialistas de Instituições de Ensino Superior renomadas durante a 10ª edição das Jornadas Regionais, realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, em Marília, nas próximas quarta (26) e quinta-feiras (27).

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abrirá o evento trazendo um panorama econômico completo e atualizado de todos os municípios que compõem as Regiões Administrativas de Marília (51), Bauru (39), Presidente Prudente (53) e Sorocaba (79). Entre os dados levantados estão o número total de matrículas dos cursos presenciais, a distância e tecnológicos nas IES públicas e privadas; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, as taxas de evasão, retenção, inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES e alguns dados novos que não foram apresentados nas jornadas anteriores.

“Vamos revelar este ano a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, matrículas de cursos EAD e tecnológicos da própria RA, as divisões das  instituições de ensino superior por organização acadêmica, além do valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação e evolução da procura por financiamentos no ProUni e Fies”, adianta Capelato.

Segundo Capelato, as palestras têm como objetivo atualizar gestores nas regiões visitadas sobre legislação, gestão, inovação, políticas educacionais e trazer especialistas para contar seus casos de sucesso. “Na palestra Gestão Acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade, convidamos a coordenadora  pedagógica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente,  doutora Yara Pires Gonçalves, que vai nos relatar o que sua instituição fez para conseguir nota máxima no último ciclo do Enade.”

Já Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, pesquisadora institucional da Universidade de Marília, vai falar sobre as políticas educacionais e a importância do papel do pesquisador institucional. O consultor jurídico do Semesp, doutor José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2014. Os assessores técnico do Fies e do ProUni e do Departamento Jurídico do Semesp, Alexandre Mori e Raquel Carmona, mostrarão as oportunidades e riscos das IES nas modalidades de bolsas de estudos e de financiamento.

As próximas cidades que receberão a 10ª Jornada Regional são: São José dos Campos (18 e 19 de março), Ribeirão Preto (1º e 2 de abril), Santos (15 e 16 de abril)  e São José do Rio Preto (4 e 5 de junho). A primeira edição ocorreu em Campinas, dias 12 e 13/2.

Serviço: 

Jornada Regional de Marília

Data: Dias 26 e 27 de fevereiro

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Hotel Quality Sun Valley
End.: Rua Aimorés, 501 – Salgado Filho

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – 11 2069=4416

 

Programação:

DIA 26:

8h30: Recepção dos inscritos

9h -10h – Análise Econômica da região: cenários, mercados e projeções -Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do Semesp

10h30 – 12h – Gestão Acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade – Yara Pires Gonçalves, Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h -16h – Modalidades de bolsas de estudos e financiamento – Oportunidades e riscos às Instituições de Ensino Superior – Alexandre Mori, Assessor Técnico do Semesp para Auxílio ao ProUni e Fies e Raquel Carmona, Assessora Jurídica do Semesp

DIA 27:

8h30: Recepção dos inscritos

9h -12h – Legislação Educacional – ProUni, Medidas Cautelares, Calendário Regulatório MEC, Alterações na Portaria 40/2007, INSAES – José Roberto Covac, Consultor Jurídico do Semesp

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h – Políticas Educacionais e o papel do Pesquisador Institucional – Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online .

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4431 / [email protected]

Ana Carolina Machado

(11) 3129-8737 / [email protected]