10ª Jornada Regional de Santos debate políticas e legislação educacionais, gestão acadêmica com otimização de resultados no Enade e melhores opções de financiamentos estudantis

 Análise econômica do ensino superior das Regiões Administrativas da Baixada Santista e de Registro será apresentada pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, aos mantenedores no próximo dia 15.

 

Como fazer uma gestão acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade ou ainda oferecer a alunos as melhores modalidades de bolsas de estudo e financiamento estudantil? Respostas para essas questões serão apresentadas por especialistas de Instituições de Ensino Superior renomadas durante a 10ª edição das Jornadas Regionais, realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, em Santos, nesta terça e quarta-feiras (15 e 16 de abril).

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abrirá o evento trazendo um panorama econômico completo e atualizado dos nove municípios que compõem a Região Administrativa da Baixada Santista e dos 14 da RA de Registro. Entre os dados levantados estão o número total de matrículas dos cursos presenciais, a distância e tecnológicos nas IES públicas e privadas; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, as taxas de evasão, retenção, inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES e alguns dados novos que não foram apresentados nas jornadas anteriores.

“As matrículas em cursos presenciais na RA de Santos cresceram 5%, índice maior que o do Estado de São Paulo (0,9%). Em 2011 eram 39.692 matriculados no ensino superior particular e, em 2012, esse número passou a 41.667. Em Registro o crescimento foi maior ainda, de 14,9%. Eram 2.345 matriculados em 2011 e passou a 2.695 em 2012”, adianta Capelato. Outro dado que chama a atenção é a taxa de crescimento anual do número de ingressantes (calouros) na rede privada nos últimos quatro anos. A área que engloba os cursos de Engenharia, Produção e Construção cresceu 17,8% em Santos e, em Registro, os cursos de Ciências, Matemática e Computação atingiram um índice de aumento de 74,1%.

Para a delegada regional e diretora do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, “o crescimento das matrículas na região de Santos, em índice superior ao  do Estado, vem no sentido de  suprir a carência de profissionais qualificados  e a falta da mão de obra nacional. Além disso, a formação universitária dá ao aluno possibilidade de ascenção social pela via da qualificação, entre outros aspectos”. Segundo Lúcia, que também é presidente da Unisanta, “esses números reafirmam a região de Santos como importante polo educacional; e é muito expressivo o crescimento em Registro de cursos que  precisam ser estimulados no País.”

A apresentação vai revelar também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além do valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação e evolução da procura por financiamentos no ProUni e Fies (com números atualizados de 2013 e janeiro/fevereiro de 2014).

Segundo Capelato, as palestras têm como objetivo atualizar gestores nas regiões visitadas sobre legislação, gestão, inovação, políticas educacionais, trazer especialistas para contar seus casos de sucesso e ouvir as experiências bem sucedidas da região. “Na palestra Gestão Acadêmica visando a otimização dos resultados no Enade, convidamos a Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado, que vai nos relatar o que sua instituição fez para conseguir nota máxima no último ciclo do Enade  e  abrir espaço para a troca de experiências com os bons resultados da região.” Já Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, pesquisadora institucional da Universidade de Marília, vai falar sobre as políticas educacionais e a importância do papel do pesquisador institucional.

O consultor jurídico do Semesp, doutor José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2014. Os assessores técnico do Fies e do ProUni e do Departamento Jurídico do Semesp, Alexandre Mori e Raquel Carmona, mostrarão as oportunidades e riscos das IES nas modalidades de bolsas de estudos e de financiamento, além de atualizar os participantes do número de bolsas no Fies, ProUni e Pronatec.

A próxima cidade que receberá a 10ª Jornada Regional é São José do Rio Preto (dias 4 e 5 de junho). As edições anteriores ocorreram em Campinas (12 e 13/2), Marília (dias 26 e 27/2), São José dos Campos (17 e 18/3) e Ribeirão Preto (1ª e 2/4).

Serviço: 

Jornada Regional de Santos

Data: Dias 15 e 16 de abril

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Mendes Plaza Hotel
End.: Av. Marechal Floriano Peixoto, 42

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – Fone: 11 2069-4416

 

Programação:

 

Dia 15:

 

Programação Geral

1º DIA:

8h30: Recepção dos inscritos

9h00-10h00

ANÁLISE ECONÔMICA DA REGIÃO: CENÁRIOS, MERCADOS E PROJEÇÕES.

Rodrigo Capelato  Diretor Executivo do Semesp

10h30 – 12h00

GESTÃO ACADÊMICA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS NO ENADE

Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado – Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente

 12h00 – 13h00: Almoço oferecido pelo evento

13h00-16h00

MODALIDADES DE BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTO – OPORTUNIDADES E RISCOS ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Alexandre Mori – Assessor Técnico do Semesp para auxílio ao ProUni e Fies
Raquel Carmona – Assessora Jurídica do Semesp

 

DIA 16:

 

8h30: Recepção dos inscritos

 

9h00-12h00

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – ProUni, Medidas Cautelares, Calendário Regulatório MEC, Alterações na Portaria 40/2007, INSAES.

José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp

12h00 – 13h00: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h00

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PESQUISADOR INSTITUCIONAL

Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini – Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online .

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4431 / [email protected]

Ana Carolina Machado

(11) 3129-8737 / [email protected]