Formação de Operadores de Fies – Adesão na Prática

Com mais de 30 turmas presenciais e capacitação de mais de mil gestores de FIES de Instituições de Ensino Superior de todos os Estados brasileiros, o curso de Formação de Operadores FIES, desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do Semesp, ganha sua primeira versão 100% online, com transmissão ao vivo via Plataforma Zoom, com foco na ADESÃO NA PRÁTICA, com dicas sobre o preenchimento do FIES Oferta.

Divido em dois dias (14 e 21 de junho de 2021), o curso online busca sanar as principais dúvidas dos participantes sobre o correto preenchimento referente à adesão do FIES, prevista para acontecer entre os dias 8 e 15 de junho.

8h14/06/2021 e 21/06/2021

OBJETIVO

Formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do NOVO FIES nas Instituições de Ensino Superior Privadas, visando à melhoria nos processos internos, o atendimento aos estudantes beneficiários e, ainda, a gestão financeira do programa durante a Pandemia de Covid-19 e a Adesão na Prática com o preenchimento correto do FIES Oferta.

 

PÚBLICO ALVO

Gestores e operadores do programa e demais profissionais que estejam se capacitando para atuação na área.

 

CONTEÚDO

14 de junho de 2021

– O Financiamento do Ensino Superior no Brasil: a evolução do financiamento da década 70 até os dias atuais (CREDUC, FIES e Novo FIES);

– Estudos do Edital Nº 32, de 18 de maio de 2021, que trata da  participação das IES no processo seletivo do FIES no SEGUNDO SEMESTRE DE 2021; e

– A ADESÃO NA PRÁTICA: como preencher corretamente o FIES Oferta.

 

21 de junho de 2021

– Estudos da Lei 11.260 de 12 de junho de 2001, e suas portarias;

-Estudos da Lei nº 13.530 de 7 de dezembro de 2017, da Portaria Normativa nº 25, de 28 dezembro de 2017, Da Portaria nº 209 de 7 de março de 2018;

-Fluxograma no SisFies e SIFES dos processos de aditamentos de renovação, suspensão, transferência, dilatação e encerramento;

– Fluxograma do reparcelamento de coparticipação do NOVO FIES;

– Atualizações e implicações sistêmica e de atendimento durante a Pandemia de Covid-19; e+++++++++++- Estudos de casos reais: análise e orientações das demandas de alunos e CPSAs.

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso – 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom -, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 14 e 21 de junho (segunda-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas

 

LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso – 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom -, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.