Curso Online: A Inovação e os seus Desafios nos Componentes Práticos para os Cursos de Saúde em Vigência da PandemiaGRATUITO AOS ASSOCIADOS SEMESP

Diante das implicações decorrentes da pandemia e que impactam o ensino a distância das IES, a Universidade Corporativa Semesp oferece gratuitamente aos seus associados uma série de cursos com transmissão ao vivo e 100% online.


O curso online “A inovação e seus desafios nos componentes práticos para os cursos de saúde em vigência da pandemia” visa demonstrar estratégias para identificação de componentes das competências adquiridas durante as atividades práticas e possíveis maneiras de substituição teórico-cognitivas que apresentem boa efetividade nos cursos de saúde.


O curso, que acontecerá em duas quintas-feiras (dias 13 e 20 de agosto) visa, por meio de atividades práticas, instrumentalizar coordenadores e professores a um novo método e processo de ensino-aprendizagem.

8h13/08/2020

OBJETIVO

Possibilitar a discussão de estratégias e ferramentas de trabalho no ambiente virtual que possam dialogar com as competências adquiridas por meio de atividades práticas, bem como estabelecer essas ferramentas e estratégias sem perder de vista a formação em saúde. O curso objetiva ainda a ampliação da mobilidade e desenvolvimento da competência desejada para a área de formação e do perfil de competência do discente levando em consideração o ambiente virtual.

 

PÚBLICO ALVO

Docentes e coordenadores de curso da área da saúde.

 

CONTÉUDO

13/08/2020

  • Parecer CNE nº 05/2020 e Fundamentos legais que possibilitam as IES ofertarem aulas práticas e estágios de forma remota, que serão apresentados pela Dra. Raquel Carmona, gerente do departamento jurídico do Semesp;
  • Matriz de Competência;
  • Atividades Profissionais Confiabilizadoras;  e
  • Identificação das habilidades e atitudes em risco.

20/08/2020

  • Retomada do conhecimento;
  • Inovação e os seus desafios;
  • Avaliação contínua das competências; e
  • O legado da pandemia.

 

Bibliografia Básica:

Neumann, C.R.; et al. Avaliação de competências no internato: atividades profissionais confiabilizadoras essenciais para a prática médica/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre: UFRGS, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/198092/001099933.pdf?sequence=1

Elnicki DM, Aiyer MK, Cannarozzi ML, Carbo A, Chelminski PR, Chheda SG, et al. An Entrustable Professional Activity (EPA)-Based Framework to Prepare Fourth-Year Medical Students for Internal Medicine Careers. J GEN INTERN MED. novembro de 2017;32(11):1255–60.

 

HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

TRANSMISSÃO AO VIVO: das 9 às 12 horas

DATAS
13 e 20 de agosto de 2020 (quinta-feira)

 

LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO

 

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, a aula – 100% online e com transmissão ao vivo -, apresenta discussão individual ou coletiva sobre problemas enfrentados em cada curso e busca de soluções inovadoras, sempre focando em competências.

Para ter acesso à aula interativa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.