Curso Online: Formação Docente em Ensino Jurídico Participativo para Ambiente OnlineGRATUITO PARA ASSOCIADOS

A Universidade Corporativa Semesp traz, pela primeira vez, o curso online “Formação Docente em Ensino Jurídico Participativo para Ambiente Online”.  O objetivo do curso, que terá transmissão 100% online, é possibilitar que professores dos cursos de Direito e áreas correlatas – sintam-se motivados a utilizar métodos participativos aos seus cursos no ambiente virtual, sem descuidar dos objetivos pedagógicos.


O curso que acontecerá em duas sextas-feiras (dias 17 e 24 de abril) visa, ainda, empoderar os professores na utilização desses métodos, na construção de programas e na avaliação para uma articulação entre conhecimentos teóricos e experiência práticas, além de demandar uma formação ainda não disponível na maior parte do país.

8h17/04/2020

OBJETIVO

Possibilitar que professores se sintam motivados a utilizar métodos participativos em seus cursos no ambiente virtual, sem descuidar dos objetivos, garantindo a qualidade de suas aulas. Os docentes sairão do curso online compreendendo que os métodos de ensino não devem ser usados de forma dissociada do objetivo traçado pelo curso, mas alinhado aos propósitos e ao contexto do ambiente online.

 

PÚBLICO ALVO

Professores dos cursos de Direito e áreas correlatas.

 

CONTEÚDO

DIA 17 DE ABRIL DE 2020

  • ENSINO PARTICIPATIVO NO AMBIENTE ONLINE

Porque devemos mudar? Como se adaptar as aulas presencias ao ambiente virtual? Como desenhar cursos participativos neste ambiente?

  • INTEGRANDO O ENSINO PARTICIPATIVO AO AMBIENTE ONLINE –TECNICAS E RECURSOS PARA O ENSINO PARTICIPATIVO

Conhecendo os diferentes métodos de ensino, como debate, diálogo socrático, problematização, role-play, simulação, ensino baseado em projetos.

Design de aulas participativas com os métodos propostos.

 

 DIA 24 DE ABRIL DE 2020

  • VIVENCIA DO ENSINO PARTICIPATIVO. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS AULAS SEGUNDO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS). ALINHAMENTO ENTRE MÉTODOS E OBJETIVOS PARA O AMBIENTE ONLINE

Como apresentar instruções

Uso de material didático

Desafios para implementação de métodos participativos

Diferença entre conteúdo e informação

Como desenhar objetivos de aprendizagem e transformar aulas mais participativas

  • AVALIAÇÃO NO ENSINO PARTICIPATIVO

Reflexão sobre avaliação no ensino participativo, abordando pontos como:

Avaliação de processo e de produto

Avaliação em grupo ou individual

Formulação de critérios de avaliação

 

 

 

Bibliografia Básica:

GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, caps. 3 e 4.

Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf

GHIRARDI, José Garcez. Ainda precisamos de sala de aula?: inovação tecnológica, metodologias de ensino e desenho institucional nas faculdades de Direito. São Paulo: FGV DIREITO SP, 2015, caps. 8 e 9. Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/ainda-precisamos-da-sala-de-aula.pdf

KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984, cap. 2.

GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, cap. 5.

Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf

CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM INOVAÇÃO. O futuro das profissões jurídicas: você está preparad@? – Sumário executivo da pesquisa qualitativa “Tecnologia, profissões e ensino jurídico”. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2018, p. 18-31. Disponível em: https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/cepi_futuro_profissoes_juridicas_quali_v5.pdf

 

 

HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 17  e 24 de abril de 2020 (sexta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO: das 9 às 12 horas 

 

LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO

 

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, a aula – 100% online e com transmissão ao vivo -, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso à aula interativa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão. Todo o material e vídeos da aula poderão ser acessados para consulta durante 15 dias.