Diante das implicações decorrentes da pandemia do "COVID-19” e que impactam o ensino a distancia das IES, a Universidade Corporativa Semesp oferece gratuitamente aos seus associados uma série de cursos com transmissão ao vivo e 100% online.
O curso online “Ambientes virtuais na formação em saúde: desafios e potências da aprendizagem baseada em problemas” é o primeiro desenvolvido pela Universidade Corporativa Semesp direcionado aos professores da área de saúde e que buscam dialogar e construir estratégias para o manejo da docência em ambientes virtuais, considerando a Metodologia Ativa como sistema teórico da prática educacional.
O curso, que acontecerá em duas sextas-feiras (dias 12 e 19 de junho) visa, ainda, discutir a Metodologia Ativa em ambientes virtuais, bem como os processos dos pequenos grupos e o manejo docente, além de construir um Termo de Referência para o trabalho docente em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem.
OBJETIVO
Possibilitar a discussão de estratégias e ferramentas de trabalho no ambiente virtual dialogados com as Metodologias Ativas, bem como estabelecer essas ferramentas e estratégias sem perder de vista a formação em saúde e a ampliação da mobilidade do desenvolvimento da competência desejada para a área de formação e do perfil de competência do discente levando em consideração o ambiente virtual.
PÚBLICO ALVO
Docentes e coordenadores de curso da área da saúde
CONTÉUDO
12/06/2020
19/06/2020
Bibliografia Básica:
ALMEIDA, Enedina Gonçalves; BATISTA, Nildo Alves. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 37, n. 2, p. 192-201, June 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200006&lng=en&nrm=iso>. access on 15 May 2020.
Seco G, Pereira MI, Dias MI, Casimiro M, Custódio S. Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida no ensino superior: Implicações práticas de um estudo. In Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Funchal: Universidade da Madeira, 2007: 2, 531-541.
PEREIRA, Anabela M. S. et al . Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 24, n. 1, p. 51-59, jan. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 maio 2020.
GOMES, Andréia Patrícia; REGO, Sergio. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 35, n. 4, p. 557-566, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000400016&lng=en&nrm=iso>. access on 15 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000400016.
OLIVEIRA, Neilton Araújo de et al . Mudanças curriculares no ensino médico brasileiro: um debate crucial no contexto do Promed. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 32, n. 3, p. 333-346, Sept. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300008&lng=en&nrm=iso>. access on 15 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300008.
SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da; ANDRADE, Henrique Sater de. Formação Médica no Programa Mais Médicos: alguns riscos. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 21, n. 9, p. 2670-2671, Sept. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000902670&lng=en&nrm=iso>. access on 15 May 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.18852016.
HORÁRIO
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
DATAS: 12 e 19 de junho de 2020 (sexta-feira)
TRANSMISSÃO AO VIVO: das 9 às 12 horas
LOCAL
TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO
CERTIFICAÇÃO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.
METODOLOGIA
Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, a aula – 100% online e com transmissão ao vivo -, apresenta discussão e orientações de questões cotidianas do universo educacional pautado em Metodologias Ativas em ambiente virtual.
Para ter acesso à aula interativa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.