Curso Online: Ambientes Virtuais na Formação em Saúde – Desafios e Potências da Aprendizagem Baseada Em ProblemasGRATUITO AOS ASSOCIADOS SEMESP

Diante das implicações decorrentes da pandemia do "COVID-19” e que impactam o  ensino a distancia das IES, a Universidade Corporativa Semesp oferece gratuitamente aos seus associados uma série de cursos com transmissão ao vivo e 100% online.


O curso online “Ambientes virtuais na formação em saúde: desafios e potências da aprendizagem baseada em problemas” é o primeiro desenvolvido pela Universidade Corporativa Semesp direcionado aos professores da área de saúde e que buscam dialogar e construir estratégias para o manejo da docência em ambientes virtuais, considerando a Metodologia Ativa como sistema teórico da prática educacional.


O curso, que acontecerá em duas sextas-feiras (dias 12 e 19 de junho) visa, ainda, discutir a Metodologia Ativa em ambientes virtuais, bem como os processos dos pequenos grupos e o manejo docente, além de construir um Termo de Referência para o trabalho docente em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem.

8h12/06/2020

OBJETIVO

Possibilitar a discussão de estratégias e ferramentas de trabalho no ambiente virtual dialogados com as Metodologias Ativas, bem como estabelecer essas ferramentas e estratégias sem perder de vista a formação em saúde e a ampliação da mobilidade do desenvolvimento da competência desejada para a área de formação e do perfil de competência do discente levando em consideração o ambiente virtual.


PÚBLICO ALVO

Docentes e coordenadores de curso da área da saúde


CONTÉUDO

12/06/2020

  • Abertura e apresentações
  • Linha de Base
  • Metodologia ativa na formação em saúde
  • Aspectos e sistemas teóricos educacionais;
  • Aprendizagem significativa;
  • Manejo docente: rupturas paradigmáticas
  • Ambiente virtual e manejo docente
  • Estratégias e ferramentas das Metodologias Ativas no ambiente virtual: o que pode dar certo? Manejo docente no ambiente virtual: desafios e potências.
  • Avaliação do encontro e encerramento

19/06/2020

  • Abertura
  • Apresentação dos termos de referência
  • Devolutiva do especialista dos produtos
  • Discussão dos produtos apresentados à luz das Metodologias Ativas Apresentação de Vídeo sistematizador do trabalho docente – realinhamento da Linha de Base
  • Avaliação do encontro e Encerramento


Bibliografia Básica:

 ALMEIDA, Enedina Gonçalves; BATISTA, Nildo Alves. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 37, n. 2, p. 192-201,  June  2013 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200006&lng=en&nrm=iso>. access on  15  May  2020.

Seco G, Pereira MI, Dias MI, Casimiro M, Custódio S. Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida no ensino superior: Implicações práticas de um estudo. In Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Funchal: Universidade da Madeira, 2007: 2, 531-541.

PEREIRA, Anabela M. S. et al . Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção. Aná. Psicológica,  Lisboa ,  v. 24, n. 1, p. 51-59,  jan.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  maio  2020.

GOMES, Andréia Patrícia; REGO, Sergio. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem?. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 35, n. 4, p. 557-566,  Dec.  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000400016&lng=en&nrm=iso>. access on  15  May  2020.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000400016.

OLIVEIRA, Neilton Araújo de et al . Mudanças curriculares no ensino médico brasileiro: um debate crucial no contexto do Promed. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 32, n. 3, p. 333-346,  Sept.  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300008&lng=en&nrm=iso>. access on  15  May  2020.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300008.

SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da; ANDRADE, Henrique Sater de. Formação Médica no Programa Mais Médicos: alguns riscos. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 21, n. 9, p. 2670-2671,  Sept.  2016 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000902670&lng=en&nrm=iso>. access on  15  May  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015219.18852016.

 

 

HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)


DATAS:
12 e 19 de junho de 2020 (sexta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO: das 9 às 12 horas

 

LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO

 

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.


METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, a aula – 100% online e com transmissão ao vivo -, apresenta discussão e orientações de questões cotidianas do universo educacional pautado em Metodologias Ativas em ambiente virtual.

Para ter acesso à aula interativa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.