Curso Online Fatores Críticos de Sucesso no Enade: O Caminho dos Microdados

Um dos cursos presenciais mais tradicionais da UC Semesp a debater o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ganha sua primeira versão com transmissão ao vivo, 100% online, via Plataforma Zoom.


O curso “Fatores Críticos de Sucesso no Enade: o Caminho dos Microdados”, com carga horária de 8 horas, é indispensável aos profissionais que atuam com educação superior e buscam analisar cientificamente os fatores de sucesso no Enade com base nos microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

8h10/11/2020

OBJETIVO

Analisar cientificamente os fatores de sucesso no Enade com base nos microdados divulgados pelo INEP. Avaliar com base nos microdados dos egressos os fatores de sucesso potenciais de cada IES.

 

PÚBLICO-ALVO

Reitores, Pró-Reitores, Diretores Acadêmicos, Coordenadores de curso e Membros de NDEs, Pesquisadores Institucionais e Membros de CPA, bem como Docentes e Tutores envolvidos na avaliação dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem nas IES.

 

CONTEÚDO

  • Fatores cientificamente críticos de sucesso no Enade;
  • Fatores equivocadamente associados a bom desempenho;
  • Ações para melhor performance no Enade;
  • Lacunas de aprendizagem dos Estudantes;
  • Interpretação dos resultados por competências técnicas; e
  • Interpretação dos resultados por domínio cognitivo.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATA: 10 e 17 de novembro de 2020 (terça-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas

 

METODOLOGIA

  • Exposição dialogada dos conceitos para melhor entendimento;
  • Múltiplas análises comparadas com base nos microdados do Enade; e
  • Identificação dos fatores críticos de sucesso no Enade com base em casos reais.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.