Metodologias Participativas Aplicadas no Ambiente Online – Módulo 1Módulo 1 – Como melhorar a experiência do aluno e a utilização da tecnologia

O objetivo do curso é formar profissionais aptos a praticarem um ensino participativo online e híbrido, conectado com as recentes mudanças que estamos vivenciando. Atualizar-se e alinhar-se a essas transformações é fundamental para construir um ensino mais significativo e inovador. Para tanto, este curso utiliza metodologias participativas para formar docentes que rompam com a lógica tradicional de ensino, no qual os(as) alunos(as) são tidos como meros espectadores e passivos no processo de aprendizagem, e passem a incorporar metodologias ativas em suas práticas. Segundo tais métodos, o(a) aluno(a) é agente ativo no processo de ensino e aprendizagem, não apenas na construção de seu conhecimento técnico, mas também no desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais, como raciocínio lógico, senso crítico, comunicação, criatividade, capacidade para solucionar problemas, autoconhecimento, trabalho em equipe e cooperação. Tais habilidades são fundamentais para apresentar uma atuação diferenciada, mais crítica e impactante, na sociedade, além de serem cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. Ao final do curso, espera-se que os(as) participantes sejam capazes não apenas de desenhar um curso inovador no ambiente virtual, mas também de articular melhor suas escolhas pedagógicas, desde a definição de objetivos de aprendizagem até a seleção de materiais didáticos, a criação de atividades síncronas e assíncronas, a utilização de ferramentas tecnológicas e a eleição do formato de avaliação discente e de curso. Por fim, o curso buscará capacitar os docentes para elaborar desenhos de experiências de aprendizagem para o ambiente online e, para cursos híbridos, por meio de ferramentas e vivências de design thinking.

8h15/04/2021 e 22/04/2021

OBJETIVO MÓDULO 

Neste curso, apresentaremos os fundamentos para o desenho de experiências significativas e inovadoras de aprendizagem no ambiente online, promovendo uma reflexão sobre os princípios e desafios do ensino participativo nesse contexto. Existem diversas ferramentas tecnológicas e metodologias ativas para auxiliar na concretização dos objetivos de aprendizagem propostos pelo(a) docente. Aprenderemos a manusear e construir algumas dessas ferramentas e metodologias, considerando as especificidades dos cursos virtuais e híbridos.

PÚBLICO ALVO

Docentes, coordenadores, pesquisadores e interessados em técnicas em ensino participativo.


CONTEÚDO

  • Princípios e desafios do ensino participativo online;
  • Fundamentos de uma experiência significativa de aprendizagem online;
  • Definição de objetivos de aprendizagem e escolha de metodologias ativas no ensino online;
  • O papel da integração no ambiente virtual; e
  • Recursos tecnológicos para favorecer o engajamento.


METODOLOGIA

O curso se dará na modalidade de Educação a Distância, com aula 100% online e com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom, com orientações teóricas e práticas, seguido de atividades reflexivas para propiciar a discussão de casos, de forma a abordar as dificuldades enfrentadas pelas instituições e debate de possíveis soluções visando a resolução do problema.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.


HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 15 e 22 de abril de 2021


LOCAL

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas

 

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido.


CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.