Papel do Procurador/Recenseador Institucional e o Censo

O curso “Papel do Procurador/Recenseador Institucional e o Censo” ganha versão no formato 100% online, com transmissão, ao vivo, via plataforma Zoom. O curso busca estimular reflexões a respeito do papel dos procuradores/recenseadores nas instituições de ensino superior, por meio de fundamentos legais, coleta de dados e questionários, orientando os R.I.s para a prática do preenchimento do Censo da Educação Superior. A transmissão também aborda informações para formação das Comissões Próprias de Avaliação. Este curso faz parte do Programa Online de Procuradores/Recenseadores Institucionais.

8h05/05/2021 e 12/05/2021

OBJETIVO

  • Analisar a atuação dos P.I.s/R.I.s no contexto do SINAES;
  • Estimular reflexões a respeito do papel dos Recenseadores/Procuradores institucionais;
  • Apresentar os fundamentos legais que determinam as ações dos R.I.s;
  • Apresentar os manuais, a estrutura e os questionários do Censo da Educação Superior;
  • Refletir acerca da importância da coleta de dados realizada no momento do Censo, para a determinação/concretização de políticas educacionais brasileiras;
  • Desenvolver atividades que orientem o preenchimento do Censo da Educação Superior; e
  • Refletir e discutir as funções e papéis da Gestão / R.I e a inter-relação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas

DATAS: 05 a 12 de Maio de 2021

Transmissão ao vivo, via zoom: das 9 às 12 horas (mais uma hora de atividade)

 

PÚBLICO ALVO

Procuradores e recenseadores institucionais que estejam se preparando para o desempenho da função.

 

CONTEÚDO

  • Portarias que determinam o papel do P.I e do R.I.;
  • O P.I/R.I. e suas ações diante da Regulação, da Avaliação e da Supervisão;
  • O Censo da Educação Superior;
  • As portarias, manuais e questionários do Censo da Educação Superior;
  • O Censup e seus módulos; e
  • Comissões Próprias de Avaliação – CPA: especificidades de concepções, princípios, funções, competências e importância para a gestão institucional e o SINAES.

 

AVALIAÇÃO

Por meio de atividades com textos, os alunos serão conduzidos a refletirem e a produzirem um trabalho escrito a respeito da atuação do P.I/R.I.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso online e com transmissão ao vivo via Zoom, apresenta discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.