Curso Online: Ensino Participativo em Ambientes Online – Metódos, Ferramentas e EstratégiasGRATUITO AOS ASSOCIADOS SEMESP

Diante das implicações decorrentes da pandemia do "COVID-19” e que impactam o  ensino a distancia das IES, a Universidade Corporativa Semesp oferece gratuitamente aos seus associados uma série de cursos com transmissão ao vivo e 100% online.


O curso online “Ensino Participativo em Ambientes Online – Métodos, Ferramentas e Estratégias” é destinado a docentes de todas as áreas que pretendem adotar metodologias participativas no ensino online. Entre os diferentes métodos de ensino que serão apresentados durante o curso, destacam-se o debate, o diálogo socrático, a problematização, o role-play, a simulação, o ensino baseado em projetos e o ensino experimental.

8h18/06/2020

PÚBLICO ALVO

Docentes de todas as áreas que pretendem adotar metodologias participativas no ensino online.

OBJETIVO

O objetivo geral do curso é possibilitar professores e professoras se sintam confiantes e empoderados para utilizar métodos participativos aos seus cursos utilizando ferramentas de ensino a distância, sem descuidar dos objetivos pedagógicos a que eles servem. Os professores sairão do curso compreendendo métodos de ensino participativo e ferramentas para ensino a distancia.

No método de ensino participativo o aluno torna-se agente na construção de seu próprio conhecimento. A participação ativa no processo de aprendizado, conforme se tem comprovado, além de ser mais eficiente para a consolidação dos elementos da formação tradicional (como o domínio de conceitos e a construção de repertórios) desenvolve outras habilidades como o raciocínio, o senso crítico apurado, a forte noção para a aplicação adequada do conhecimento, bem como grande capacidade de solução dos problemas. Essenciais para uma atuação profissional diferenciada, tais habilidades são cada vez mais exigidas pelo complexo mercado de trabalho. O desafio do ensino participativo a distancia também se revela como um elemento importante para fomentar tais habilidades e competências, de modo que cada vez mais caminharemos para um aproveitamento melhor do espaço presencial e virtual.

 

CONTEÚDO

PROGRAMA DO 1º ENCONTRO – 18  DE JUNHO DE 2020

FUNDAMENTOS DO ENSINO PARTICIPATIVO PARA O AMBIENTE VIRTUAL – INTEGRANDO O ENSINO PARTICIPATIVO AO AMBIENTE VIRTUAL– MÉTODOS DE ENSINO PARTICIPATIVO E FERRAMETAS

 – Porque devemos mudar? Fundamentos do ensino participativo: o que permanece e o que muda no ensino a distancia;

– Conhecendo os diferentes métodos de ensino, como debate, diálogo socrático, problematização, role-play, simulação, ensino baseado em projetos, ensino experiencial, dentre outros; tudo mediado pelo ambiente de ensino a distancia; e

– Design de aulas participativas com os métodos propostos.

PROGRAMA DO 2º ENCONTRO – 25 DE JUNHO DE 2020

VIVENCIA DO ENSINO PARTICIPATIVO. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS AULAS SEGUNDO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS). ALINHAMENTO ENTRE MÉTODOS E OBJETIVOS. AVALIAÇAO PARA O ENSINO A DISTANCIA

– Aula simulada – para metareflexão dos pontos abaixo;

– Como apresentar instruções;

– Uso de material didático;

– Desafios para implementação de métodos participativos;

– Diferença entre conteúdo e informação;

– Como desenhar objetivos de aprendizagem e transformar aulas mais participativas;

– Reflexão sobre avaliação no ensino participativo, e

– Avaliação de processo e de produto.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, caps. 3 e 4.

Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf

GHIRARDI, José Garcez. Ainda precisamos de sala de aula?: inovação tecnológica, metodologias de ensino e desenho institucional nas faculdades de Direito. São Paulo: FGV DIREITO SP, 2015, caps. 8 e 9. Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/ainda-precisamos-da-sala-de-aula.pdf

KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984, cap. 2.

GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, cap. 5.

Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf

HORÁRIO

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 18 e 25 de junho de 2020 (quinta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO: das 9 às 12 horas

LOCAL

TRANSMISSÃO 100% ONLINE, AO VIVO

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.


METODOLOGIA

O curso se dará na modalidade de Educação a Distância, com aula 100% online e com transmissão ao vivo de orientações teóricas e práticas, seguido de atividades reflexivas para propiciar a discussão de casos, de forma a abordar as dificuldades enfrentadas pelas instituições e debate de possíveis soluções visando a resolução do problema.

Para ter acesso à aula interativa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.